Menu
Brasil

Surto de lepra afeta mais de 70 pessoas na Indonésia

Arquivo Geral

26/10/2007 0h00

Pelo menos 74 pessoas foram afetadas por um surto de lepra na região de Flores Oriental, try no centro da Indonésia, salve onde a doença atingiu 11 dos 17 distritos, informou hoje a imprensa do país.

O chefe regional dos serviços de saúde, Valens Sili Tupen, atribuiu a epidemia à falta de água potável, à desnutrição e à falta de higiene da população, segundo o jornal “The Jakarta Post”.

Por enquanto, não houve nenhuma morte. Mas 20 dos 74 doentes se encontram em estado grave, em unidades de terapia intensiva.

A lepra é tratável, mas as autoridades têm problemas para fornecer tratamento a todos devido ao alto preço e à escassez dos remédios, admitiu o vice-governador, Yusni Herin. Ele lembrou que a doença apareceu pela primeira vez na região na ilha de Solor, em 2005.

Uma das causas que fazem difícil detectar a lepra na região é a crença da população de que a epidemia é uma maldição divina. Assim, muitos doentes se envergonham de sua situação e se escondem em florestas. Alguns são expulsos de casa por suas próprias famílias.

A lepra, uma doença crônica causada pela bactéria “Mycobacterium leprae”, tem um período de incubação de cinco anos e os sintomas podem demorar até 20 anos para aparecer. Segundo a Organização Mundial da Saúde, não é muito contagiosa e se transmite através de fluidos do nariz e boca, em contatos estreitos e freqüentes com infectados não tratados.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado