Surto de lepra afeta mais de 70 pessoas na Indonésia
Pelo menos 74 pessoas foram afetadas por um surto de lepra na região de Flores Oriental, try no centro da Indonésia, salve onde a doença atingiu 11 dos 17 distritos, informou hoje a imprensa do país.
O chefe regional dos serviços de saúde, Valens Sili Tupen, atribuiu a epidemia à falta de água potável, à desnutrição e à falta de higiene da população, segundo o jornal “The Jakarta Post”.
Por enquanto, não houve nenhuma morte. Mas 20 dos 74 doentes se encontram em estado grave, em unidades de terapia intensiva.
A lepra é tratável, mas as autoridades têm problemas para fornecer tratamento a todos devido ao alto preço e à escassez dos remédios, admitiu o vice-governador, Yusni Herin. Ele lembrou que a doença apareceu pela primeira vez na região na ilha de Solor, em 2005.
Uma das causas que fazem difícil detectar a lepra na região é a crença da população de que a epidemia é uma maldição divina. Assim, muitos doentes se envergonham de sua situação e se escondem em florestas. Alguns são expulsos de casa por suas próprias famílias.
A lepra, uma doença crônica causada pela bactéria “Mycobacterium leprae”, tem um período de incubação de cinco anos e os sintomas podem demorar até 20 anos para aparecer. Segundo a Organização Mundial da Saúde, não é muito contagiosa e se transmite através de fluidos do nariz e boca, em contatos estreitos e freqüentes com infectados não tratados.
Você pode gostar
JBr SHOPPING

Use o código "JBR" e ganhe 10% de desconto