Menu
Brasil

Secretário-Geral da ONU quer acelerar implementação dos Objetivos do Milênio

Arquivo Geral

16/03/2010 17h47

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, pediu nesta terça-feira (16) para que fosse adotado um relatório de ação mundial destinado a acelerar a implementação dos Objetivos do Milênio. Ele está preocupado que o não cumprimento das metas levem ao aumento da instabilidade, epidemia, violência e degradação ambiental.

 

Os Objetivos do Milênio são um conjunto de metas pactuadas entre 190 países membros das Nações Unidas para melhorar indicadores sociais, ambientais e econômicos até 2015, como erradicar a fome e a miséria do planeta. O secretário da ONU propôs que o tema seja discutido pela Cúpula das Nações Unidas em Nova York entre os dias 20 e 22 de setembro próximo.

 

Segundo o relatório assinado por Ban Ki-moon alguns progressos já foram alcançados em países pobres, o que demonstra que as metas podem ser cumpridas, desde que existam políticas certas, níveis de investimento adequados e apoio internacional.

 

No encontro de setembro também deverá ser aprovado um quadro de responsabilização destinado a consolidar os compromissos globais em matéria de ajuda internacional, articulá-los com resultados que terão que ser apresentados dentro de prazos específicos e criar mecanismos de acompanhamento e execução.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado