Menu
Brasil

São Paulo deve vacinar 20 milhões contra gripe suína a partir de segunda-feira

Arquivo Geral

06/03/2010 16h48

O estado de São Paulo inicia na próxima segunda-feira (8) a vacinação contra a influenza A (H1N1) – gripe suína. Cerca de 20 milhões de pessoas deverão ser vacinadas, segundo a Secretaria de Saúde estadual.

Na primeira etapa da vacinação, que irá até o dia 19 de março, serão imunizados os profissionais da área de saúde e a população indígena. Vão ser vacinados os 704 mil profissionais de saúde que trabalham diretamente no combate à pandemia em postos de saúde públicos e privados.

Segundo o Ministério da Saúde, deverão receber a vacina médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, recepcionistas, pessoal de limpeza e segurança, motoristas de ambulância, equipes de laboratório e profissionais que atuam em investigação epidemiológica.

A vacinação dos profissionais de saúde ocorrerá no próprio local de trabalho. A secretaria estadual vai encaminhar as doses aos municípios, que serão encarregados da vacinação.

A imunização da população indígena será feita diretamente nas aldeias, em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

A segunda fase da vacinação, que começará em 22 de março e irá até 2 de abril, incluirá as gestantes, crianças de 6 meses a 2 anos de idade, e os portadores de doenças crônicas – como obesidade de grau 3, asmáticos graves, pessoas com diabetes, pessoas imunodeprimidas, cardiopatas e portadores de doenças respiratórias crônicas. As mulheres que engravidarem depois de 2 de abril poderão receber a vacina até o final da vacinação, em 21 de maio.

Entre os dias 5 e 23 de abril, será vacinada a população paulista de 20 a 29 anos de idade. E, de 24 de abril a 7 de maio, receberão a vacina contra a influenza A (H1N1) – gripe suína os idosos (com mais de 60 anos) portadores de doenças crônicas. Os demais idosos irão tomar a vacina contra a gripe comum (sazonal).

Já os adultos de 30 a 39 anos deverão ser vacinados contra a doença no período de 10 a 21 de maio.

Na internet, as pessoas pedir para serem avisadas, via e-mail, da data de vacinação de cada um dos grupos prioritários. Na página do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br), o internauta poderá cadastrar seu endereço eletrônico e selecionar a data de vacinação do grupo ao qual ele pertence ou tem interesse. O serviço estará acessível também em sites comerciais nos quais a campanha será veiculada. O cadastro via e-mail estará disponível a partir de 8 de março.

O ministério colocou à disposição o disque saúde para esclarecer dúvidas da população quanto ao esquema de vacinação. O número é o 0800 61 1997.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado