O governo fluminense e a prefeitura do Rio de Janeiro decretaram ponto facultativo hoje (15) por causa da estreia do Brasil contra a Coreia do Norte na Copa do Mundo da África do Sul, às 15h30. As repartições públicas só devem funcionar até as 14h.
As escolas e bancos abrem somente na parte da manhã, e alguns shoppings vão fechar as portas durante o jogo. Os órgãos do Judiciário e as agências dos Correios encerram o expediente às 15h.
No setor de transportes, os horários também foram modificados: os ônibus circulam dentro e fora da capital com intervalos maiores e o metrô terá horário especial, com reforço na segurança e bilheterias duas horas antes do jogo, assim como os trens da empresa SuperVia e barcas Rio-Niterói e Rio-Paquetá.
Também será intensificada a fiscalização sobre o abuso no uso de álcool, após às 17h a Operação Lei Seca estará nas ruas cariocas.
O policiamento será ampliado nos dois pontos mais populares no Rio: a Rua Alzira Brandão, na Tijuca, zona norte, e na Praia de Copacabana, zona sul, onde a Federação Internacional de Futebol (Fifa) montou um telão para a transmissão da partida, durante o Fifa Fan Fest Rio.
No “Alzirão”, que fica próximo ao Morro do Borel, 300 policiais militares farão a segurança até depois do jogo. No Fifa Fan Fest Rio, haverá 160 policiais militares, com apoio de viaturas, da cavalaria e de batalhões de choque, além de torres de monitoramento.
Nos outros locais de concentração de torcida, os comandantes dos batalhões regionais vão se encarregar da segurança.