Menu
Brasil

Rio e Minas Gerais têm alerta para chuva forte nesta quinta-feira (4)

De acordo com o órgão ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, o alerta é de nível laranja, o segundo mais grave

Redação Jornal de Brasília

04/01/2024 7h04

Grande volume de chuvas no DF alaga pistas e causa transtornos a moradores da Vila Cauhy, bairro da cidade satélite do Núcleo Bandeirante Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Parte do do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e das regiões Centro-Oeste e Nordeste têm alerta para chuvas intensas nesta quinta-feira (4). A informação é do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

De acordo com o órgão ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, o alerta é de nível laranja, o segundo mais grave.

O instituto afirma que há risco de acumulado de chuvas de até 100 mm ao dia, que podem provocar corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

No Rio, o alerta inclui a capital, o centro-norte e o litoral sul do estado. Angra dos Reis está na lista das cidades que podem ser atingidas pela chuva forte.

Segundo a Climatempo, o processo de formação de uma área de baixa pressão no litoral do Sudeste, na altura de São Paulo e Rio de Janeiro, aumentou nesta quarta-feira (3) as condições para muitas nuvens em parte dos dois estados.

“A baixa pressão se configura por completo na quinta-feira, canalizando muita umidade para parte do estado do Rio de Janeiro”, afirma a Climatempo em seu site.

“Regiões de Macaé e Cabo Frio podem receber chuva a qualquer momento, com risco de temporais. Na capital fluminense, a previsão é de chuva fraca no período da manhã, que se intensifica entre a tarde e a noite, com risco de raios”, completa a agência.

Em Minas Gerais, praticamente todo o estado está com alerta laranja. A Defesa Civil de Belo Horizonte afirmou que há possibilidade de trovoadas isoladas e que a quinta-feira será com céu encoberto.

Outras capitais com alerta de chuva forte para esta quinta-feira são Goiânia, Brasília, Cuiabá, Teresina, Belém e São Luís.

O Inmet fez o mesmo alerta de perigo para a região metropolitana de Curitiba e litoral norte de Santa Catarina.

No litoral norte de São paulista também são esperadas pancadas de chuva nesta quinta.

Na região metropolitana de São Paulo, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da prefeitura paulistana, o dia deverá ter sol entre nuvens e tempo abafado. À tarde, afirma, há potencial para pancadas isoladas de chuva, com possibilidade de forte intensidade, porém, de curta duração.

Os termômetros devem oscilar entre 20°C e 28°C na capital paulista.

Algumas regiões do estado sofreram com a chuva nesta quarta-feira, de acordo com a Defesa Civil estadual.

Segundo o órgão, Lagoinha (a 201 km de São Paulo), choveu 132 mm em 24 horas, o que provocou o transbordamento de dois córregos.

Campinas (a 93 km de São Paulo) ficou em estado de atenção nesta quarta por causa do acumulado de 92 mm de chuva em 24 horas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado