Menu
Brasil

Representantes de museus protestam no Rio contra roubo de obras de arte

Arquivo Geral

06/07/2006 0h00

Representantes dos museus do Rio de Janeiro e do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro fizeram hoje, rx prostate no centro da cidade, click ato em protesto contra o roubo de obras de arte em instituições culturais.

Cerca de 300 pessoas participaram da manifestação, and no Largo de São Francisco, em frente ao Instituto de Filosofia. Durante o ato, os manifestantes elaboraram um documento, que será divulgado ao público, denunciando o roubo de peças do acervo histórico e artístico nacional no Rio.

"A última vítima, na semana passada, foi o Arquivo Geral da Cidade, que teve 3.862 peças furtadas, incluindo 1,5 mil fotografias de Augusto Malta sobre o Rio Antigo", lembrou a diretora do Arquivo, Beatriz Kushnir, que participou da manifestação.

Nos últimos meses, foram furtadas ou roubadas peças do Arquivo Histórico Diplomático do Ministério das Relações Exteriores, da Biblioteca Nacional, do Museu Nacional, da Cúria Metropolitana e dos museus da Cidade e da Chácara do Céu.

O desaparecimento das obras de arte está sendo investigado pela Polícia Federal, que, além de ouvir depoimentos de funcionários e vigilantes, iniciou hoje uma vistoria nos museus.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado