O Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), destinado à pesquisa e à produção de radioisótopos, elementos utilizados em várias áreas de saúde como a medicina nuclear, será um dos destaques do Simpósio Anual da LAS-ANS (Latin American Section of American Nuclear Society). O encontro começa hoje (22) às 9h30 no Hotel Intercontinental, em São Conrado, na zona sul do Rio.
O simpósio, que irá até quinta-feira (24), reunirá os principais especialistas sobre energia nuclear de países como os Estados Unidos, a França, a Argentina e o México, além do Brasil.
Segundo os organizadores, o reator foi incluído entre os temas porque a sua construção garantirá ao país autonomia na produção de molibdênio – substância que serve de matéria-prima para a fabricação dos geradores de tecnécio, utilizados em mais de 80% dos procedimentos de medicina nuclear.
A Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) já tem prontos os estudos técnicos sobre o projeto do reator, que será instalado em um novo instituto da Cnen a ser construído em área vizinha à do Centro Experimental de Aramar, em Iperó. O Ministério da Ciência e tecnologia já destinou R$ 50 milhões ao projeto, de acordo com o presidente da Cnen, Odair Dias Gonçalves.
O centro de Aramar começará a produzir em escala industrial, no segundo semestre deste ano, o gás de urânio (UF6, combustível nuclear) para mover as usinas Angra 1 e 2.
Também estarão em debate, no simpósio, a política de não proliferação de armas nucleares, a questão da segurança das plantas nucleares, com ênfase sobre o tratamento e armazenamento de rejeitos, e a integração das estratégias, ações e projetos nucleares nos países da América Latina.