Menu
Brasil

Prazo para que estados emitam a nova Carteira de Identidade Nacional termina hoje (11)

O CPF servirá como número único e suficiente para identificação do cidadão nos bancos de dados de serviços públicos

Camila Bairros

11/01/2024 8h54

Foto: Itep/Divulgação

Nesta quinta-feira (11) chega ao fim o prazo para que os estados comecem a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O documento unifica o registro geral (RG) em todas as unidades da federação por meio do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

O objetivo de unificar os números é melhorar os cadastros administrativos, fortalecer as verificações das Forças de Segurança Pública e mitigar os problemas de fraudes no Brasil. No modelo antigo, uma só pessoa poderia ter um RG para cada estado brasileiro.

Agora, o CPF servirá como número único e suficiente para identificação do cidadão nos bancos de dados de serviços públicos. Não há um plano para acabar com o RG, já que o governo federal acredita que ele cairá em desuso gradualmente.

O prazo para que todas as unidades federativas se adequassem era até 6 de dezembro do ano passado, mas a pedido dos próprios estados, foi prorrogado para 11 de janeiro de 2024.

De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, até 28 de novembro de 2023, 13 unidades da federação já haviam começado a emitir o novo documento:

  1. Acre
  2. Alagoas
  3. Amazonas
  4. Distrito Federal
  5. Goiás
  6. Mato Grosso
  7. Minas Gerais
  8. Pernambuco
  9. Piauí
  10. Paraná
  11. Rio de Janeiro
  12. Rio Grande do Sul
  13. Santa Catarina

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado