Menu
Brasil

PF mira empresa suspeita de aplicar golpes envolvendo bitcoins

Empresário prometia aos investidores lucros de 10% ao mês, mas não investia o dinheiro pago pelos clientes

Redação Jornal de Brasília

25/08/2021 8h50

Foto: Arquivo/Polícia Federal

A Polícia Federal realiza nesta quarta-feira (25) a operação Kryptos, uma ação contra uma empresa suspeita de aplicar golpes envolvendo investimentos em bitcoins. Cerca de 120 policiais federais cumprem sete mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária e 15 de busca e apreensão no Distrito Federal e nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Ceará.

De acordo com as investigações, a empresa é a GAS Consultoria Bitcoin, cujo dono é Glaidson Acácio dos Santos. Glaidson estaria aplicando a conhecida pirâmide financeira: ele prometia a investidores lucros de 10% ao mês nos investimentos em bitcoins, mas a empresa nem reaplicava os valores recebidos nas criptomoedas. Isto é, o cliente achava que estava investindo, mas, na verdade, estava apenas entregando dinheiro aos envolvidos.

Glaidson tinha muitos clientes em Cabo Frio, uma das regiões de maior poder aquisitivo do Rio. O empresário foi preso hoje em uma mansão em Itanhangá. Na residência, policiais apreenderam ainda reais, dólares e euros em espécie e até barras de ouro.

Nos últimos seis anos, a movimentação financeira das empresas envolvidas nas fraudes apresentou cifras bilionárias, sendo certo que aproximadamente 50% dessa movimentação ocorreu nos últimos 12 meses, de acordo com a PF.

Além da PF, atuam na operação a Receita Federal e o Ministério Público Federal.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado