Menu
Brasil

PF investiga desvio de recursos na compra de respiradores em Fortaleza

Segundo investigações, foi contratada uma empresa paulista técnica e financeiramente incapaz de entregar os equipamentos

Redação Jornal de Brasília

25/05/2020 8h39

A Polícia Federal investiga fraudes na compra de respiradores para unidades de saúde de Fortaleza-CE. Na manhã desta segunda-feira (25), a corporação deflagrou a Operação Dispinéia. Estão sendo cumpridos oito mandados de busca e apreensão em domicílios, empresas e órgãos públicos em Fortaleza e em São Paulo.

Segundo investigações, a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza contratou uma empresa paulista de duvidosa capacidade técnica e financeira para entrega dos equipamentos. Além disso, houve superfaturamento dos valores pagos pelos equipamentos, que atingiram o montante de R$ 34,7 milhões. 

Comparando-se com outras aquisições de equipamentos com a mesma especificação durante o período de pandemia, estima-se um potencial prejuízo financeiro de até R$ 25,4 milhões aos cofres públicos.

A PF esclarece que a operação não prejudica as unidades de saúde. Não serão apreendidos equipamentos. Quanto aos investigados, eles poderão responder pelos crimes de peculato e dispensa irregular de licitação.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado