A Polícia Federal, em parceria com policiais militares, deflagrou nesta quinta-feira (26/9) a Operação Falcões de Aço, com o objetivo de desmantelar uma quadrilha especializada no desvio de produtos químicos para o tráfico de drogas. A Vara Criminal e da Infância e Juventude de Coronel Fabriciano (MG) emitiu 40 mandados de busca e apreensão, além de três de prisão preventiva.
A operação está sendo realizada em diversas cidades de Minas Gerais, incluindo Coronel Fabriciano, Ipatinga, Timóteo, Belo Horizonte, Patos de Minas, Ponte Nova e Ipaba, além de Bragança Paulista, no estado de São Paulo.
As investigações revelaram que, ao longo dos últimos anos, a quadrilha desviou cerca de 1.200 kg de produtos químicos, usados para adulterar 6 toneladas de cocaína. A movimentação financeira estimada ultrapassa R$ 35 milhões, dos quais R$ 25 milhões foram destinados diretamente ao tráfico de drogas.
O esquema contava com a participação das esposas dos líderes criminosos, incluindo detentos e foragidos, que movimentavam o dinheiro ilícito com o auxílio de “laranjas”, praticando lavagem de dinheiro.