Menu
Brasil

Pernambuco pretende imunizar mais de 1 milhão de cães e gatos contra a raiva

Arquivo Geral

27/10/2007 0h00

A secretaria estadual de Saúde de Pernambuco pretende imunizar, page durante a campanha nacional de vacinação anti-rábica, medications 859 mil cães e 281 mil gatos, cost em todo o estado. A campanha começa neste sábado e prossegue até 27 de novembro.

Para cumprir a meta estão sendo disponibilizadas, em 5.709 postos, 1.255.045 mil doses, enviadas ao estado, pelo Ministério da Saúde. No ano passado, Pernambuco conseguiu imunizar 86,7% dos animais, mesmo assim ainda registrou 15 ocorrências de raiva canina e um caso de raiva humana.

Segundo a gerente geral de Vigilância em Saúde, Zailde Carvalho, a doença vitimou uma agricultora de 37 anos, residente no município de Belém de Maria, na zona da Mata, que interrompeu o tratamento profilático, com vacinas e acabou morrendo.

“O que aconteceu foi um descuido. A vacina em massa ajuda a quebrar o ciclo de transmissão do vírus da enfermidade, tanto na população animal, quanto humana”.

Para ela o ideal é que os municípios consigam alcançar cobertura vacinal de 80% dos animais. Nessa fase da campanha o Ministério da Saúde e o governo de Pernambuco estão investindo R$ 630 mil. O montante é destinado ao pagamento de 17 mil profissionais entre vacinadores e coordenadores, além da montagem da infra-estrutura da campanha.

De janeiro a outubro deste ano houve 13 casos da doença em animais, mas na capital pernambucana, há três anos não são contabilizados casos de raiva animal  e humana. A doença é transmitida aos humanos por cachorros e gatos infectados ao morder, aranhar e lamber.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado