Menu
Brasil

Ouvidoria da Secretaria de Saúde divulga serviços entre usuários

Arquivo Geral

20/05/2010 18h03

Serviço foi aprimorado para atender melhor aos usuários. Informações, sugestões ou reclamações podem ser feitas pelo telefone 160, por e-mail e ainda presencialmente. Além da ouvidoria geral, há 28 ouvidorias locais ligadas às Regionais de Saúde

A Ouvidoria Geral da Secretaria de Saúde está iniciando uma campanha para divulgação dos serviços que realiza. O objetivo é aprimorar o canal de comunicação com a comunidade e facilitar o acesso das demandas de reclamações e sugestões referentes à SES/DF.

Segundo Raziran Alencar, ouvidora geral da SES-DF, “a função da Ouvidoria é receber as solicitações, reclamações, dúvidas, elogios e críticas dirigidas à Secretaria e providenciar o encaminhamento, buscando solução através de respostas rápidas e fundamentadas. Também são levados em conta os prazos estabelecidos pela Corregedoria do DF e a melhoria da qualidade dos serviços prestados”.

Outra característica apontada pela responsável pela Ouvidoria é a imparcialidade e o tratamento igualitário aos usuários, além do fato de que o setor não tem poder decisório. Busca a melhoria da qualidade dos serviços, sugerindo e recomendando ações em defesa dos direitos dos usuários.

O material de divulgação elaborado para a campanha – folhetos e cartilhas –  será distribuído em toda rede a partir da próxima semana, com objetivo de aproximar e incentivar a participação dos usuários da rede de saúde. No material, o usuário será informado que o contato com a Ouvidoria pode ser feito via central telefônica 160, pelos e-mails: ouvidoria@saude.df.gov.br e informações@saude.df.gov.br, carta, ou presencialmente, no Edifício Anexo do Palácio do Buriti, 16º andar.

Além da Ouvidoria Geral, a Secretaria de Saúde conta com  28 Ouvidorias locais, que ficam em todas Regionais de Saúde do DF. A Ouvidoria da SES foi criada em 2008 e tem crescido de forma satisfatória. Atualmente é a 2ª no ranking do GDF em número de registros e respostas. “Temos, do total de registros, apenas 3% de demandas em aberto, justificadas pela existência de fluxos e rotinas internas como, por exemplo,  os casos em que são necessários a abertura de processos de sindicância ou posicionamento de órgãos externos da SES”, explica Raziran.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado