Menu
Brasil

Ômicron: casal diagnosticado com a variante em SP já tinha se vacinado na África

Uma vez que não há registros deles terem recebido vacina no País, ainda não se sabia se tinham sido vacinados

Redação Jornal de Brasília

01/12/2021 13h51

Foto: Vítor Mendonça / Jornal de Brasília

O casal diagnosticado com a variante Ômicron do coronavírus em São Paulo foi vacinado contra a covid-19, informou nesta quarta-feira, 1º, a Prefeitura da capital paulista. Com a confirmação dos casos nesta terça-feira, 30, os dois – um homem de 41 anos e uma mulher de 37 – tornaram-se os primeiros a serem identificados com a Ômicron não só Brasil, mas em toda a América Latina. Uma vez que não há registros deles terem recebido vacina no País, ainda não se sabia se tinham sido vacinados.

Conforme a Prefeitura de São Paulo, porém, o casal recebeu o imunizante da Janssen na África do Sul, local em que a variante foi descoberta e de onde ambos desembarcaram no dia 23 de novembro. A pasta acrescentou ainda que o homem e a mulher estão sendo monitorados por profissionais de saúde.

Vale lembrar que a infecção pela covid-19 por pessoas que já foram vacinadas com duas doses ou dose única não demonstra ineficácia da vacina. O objetivo principal dos imunizantes é evitar a ocorrência de casos graves e diminuir, portanto, a taxa de óbitos pela doença.

A partir do início desta semana, na tentativa de conter o espalhamento da variante Ômicron, que já foi identificada em todos os continentes, o Brasil fechou as fronteiras para passageiros vindos do sul da África. A medida tem feito brasileiros pedirem ajuda ao consulado para repatriação.

Conforme mostrou o Estadão nesta quarta, a descoberta da variante Ômicron expõe o risco de a África ter cerca de 90% de não vacinados – o que eleva as chances de surgirem novas versões do vírus, alertam especialistas. Oito em cada dez nações africanas não conseguiram imunizar nem 20% da sua população.

No caso específico da África do Sul, dados da plataforma Our World in Data apontam que 28% da população do país recebeu ao menos uma dose de vacina contra covid e 24% das pessoas possuem esquema vacinal completo. No Brasil, por exemplo, ambos os índices estão acima de 60%.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado