Mesmo sem poder contar com o ala-pivô Chris Webber e nem com o armador Richard Hamilton, lesionados, o Detroit Pistons se garantiu nos playoffs da NBA nesta segunda-feira, ao bater em casa o Denver Nuggets por 113 x 109. Apesar do bom desempenho do brasileiro Nenê Hilário, o Denver tem motivos de sobre para lamentar a derrota.
Os visitantes venciam por 98 x 95 e tinham a posse de bola a um segundo do final do último quarto, mas permitiram que o imprevisto acontecesse. No último lance de jogo, o ala Carmelo Anthony não conseguiu segurar a bola e perdeu para o pivô Rasheed Wallace, que, de forma incrível, acertou um arremesso de trás do meio da quadra, empatando a partida e levando o confronto para a prorrogação.
Com um novo ânimo no tempo extra e embalado por sua torcida no Palácio de Auburn Hills, os Motown mostraram mais consistência e venceram a parcial por 15 x 11, selando ao triunfo por 113 x 109.
O cestinha da partida foi o armador Chauncey Billups, dos Pistons, que marcou 34 pontos e ainda contribuiu com dez assistências. Wallace não ficou atrás e terminou a noite com 22 pontos e nove rebotes, enquanto o ala Antonio McDeyess saiu do banco para converter 20 pontos e apanhar 11 rebotes.
Jogador que mais esteve em quadra pelos Nuggets, Nenê repetiu a boa atuação do domingo e terminou a noite com 21 pontos e 17 rebotes. Outro que esteve bem foi o pivô Marcus Camby, com 24 pontos e 13 rebotes. O destaque negativo ficou com Anthony, que, além de protagonizar o lance decisivo da partida, ainda esteve abaixo de sua média de 29,3 pontos por partida e, nesta segunda, converteu apenas 13.
Com 45 vitórias nos 70 jogos disputados nesta temporada, o Detroit segue na liderança do Leste e se torna a primeira equipe da conferência a garantir a vaga na próxima fase da Liga. Já o Denver, com a série 35-34, continua em sétimo no Oeste.
Com uma atuação mais apagada do que o compatriota dos Nuggets e diferentemente do que vem acontecendo nas últimas semanas, o brasileiro Leandrinho Barbosa foi apenas um coadjuvante na vitória em casa do Phoenix Suns sobre o Memphis Grizzlies por 105 x 87.
O cestinha da partida foi o ala/armador Raja Bell, dos Suns, que mostrou pontaria ao converter seis arremessos da linha de três (em oito tentativas), terminando a noite com 29 pontos marcados. Outro que esteve bem foi o pivô Amare Stoudamire, que anotou 27 pontos e coletou 12 rebotes. Já Leandrinho esteve em quadra durante 31 minutos e conseguiu 12 pontos, seis assistências e duas roubadas de bola.
Pelo lado dos Grizzlies, o ala/pivô espanhol Pau Gasol bem que tentou, mas foi o destaque solitário da franquia, com 21 pontos e dez rebotes. Já garantido nos playoffs, o Phoenix segue na vice-liderança da Conferência Oeste com 53 vitórias e apenas 17 derrotas. O Memphis, por sua vez, continua como pior time desta edição da liga, com a ingrata série de 17-54.
Outro brasileiro em quadra nesta segunda-feira foi o pivô Rafael Araújo, do Utah Jazz. Embora tenha atuado durante modestíssimos sete segundos, entrando antes do estouro do cronômetro do primeiro tempo, Baby comemorou com seus companheiros a classificação à fase eliminatória da Liga norte-americana de basquete depois de a franquia bater em casa o Washington Wizards por 103 x 97.
O nome do jogo foi o ala Carlos Boozer, que anotou nada menos do que 41 pontos para o Jazz e ainda pegou 16 rebotes. Pelo lado da franquia da capital norte-americana, o armador Gilbert Arenas foi o destaque com 32 pontos.
Agora com 46 vitórias e 24 derrotas e na quarta colocação do Oeste, o Utah fica a apenas três triunfos de garantir o título simbólico da Divisão do Noroeste. Já o Washington, com a série 37-32, segue na briga por uma vaga no Leste, mas despencou da terceira para a sexta colocação da conferência.
Quem também garantiu a classificação antecipada à próxima fase da NBA foi o Houston Rockets, que não deu chances para o visitante Milwaukee Bucks, conseguindo o triunfo por 106 x 87.
O destaque dos Rockets foi novamente a dupla Tracy McGrady e Yao Ming, que anotaram 22 pontos cada. T-Mac ainda conseguiu terminar a noite com dois dígitos em duas estatísticas ao dar dez assistências. O cestinha da partida, no entanto, foi o armador Michael Redd, dos Bucks, que conferiu 26 pontos.
Com 45 vitórias e 26 derrotas, o Houston segue na quinta colocação da Conferência Oeste, enquanto o Milwaukee amarga a vice-lanterna do Leste, com apenas 25 triunfos em 69 partidas disputadas.
Confira todos os resultados desta segunda-feira na NBA:
Boston 95 x 87 Toronto
New York 89 x 94 Orlando
Miami 106 x 89 Atlanta
Detroit 113 x 109 Denver
Chicago 100 x 89 Portland
Houston 106 x 87 Milwaukee
Utah 103 x 97 Washington
Phoenix 105 x 87 Memphis
Golden State 89 x 125 San Antonio