Professores, pharm alunos e técnicos administrativos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) foram recebidos hoje (23) pelo secretário de Ciência e Tecnologia, more about Alexandre Cardoso, this após uma manifestação em frente à sede do governo do estado do Rio. De acordo com os servidores, não houve grandes avanços nas negociações.
Os professores da universidade estão em greve desde o dia 15 de setembro. Já os técnicos deram início à paralisação ontem (22).
Os funcionários da instituição cobram um reajuste salarial de 66% e a correção do acumulado da inflação durante os oito anos que estão sem aumento.
Os estudantes, que ocupam a reitoria da Uerj há quase duas semanas, pedem, entre outras coisas, o aumento do valor da bolsa de monitoria, concurso para professores e outras políticas de assistência aos alunos.
De acordo com o integrante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da universidade Rafael Machado, o secretário Alexandre Cardoso se comprometeu a intervir nas negociações para a construção do bandejão na universidade.
“O secretário de Ciência e Tecnologia se comprometeu a ligar para a reitora da universidade para pedir que seja marcada uma reunião com uma comissão de alunos que discutirá a construção do bandejão da Uerj.”
“No entanto, não há expectativas sobre a liberação de verba extra que garanta a implementação de bandejões em outros campi, além do situado no Maracanã. Ele ainda garantiu que fará uma emenda ao orçamento da universidade para assegurar que entrem em circulação os ônibus intercampi”, afirmou o estudante.
Até o final da semana, professores, estudantes e técnicos administrativos da universidade farão uma assembléia para discutir os próximos passos da mobilização.