Menu
Brasil

Nasa suspende lançamento do <i>Discovery</i>

Arquivo Geral

25/08/2009 0h00

 A Nasa (agência espacial americana) suspendeu o lançamento do ônibus espacial “Discovery”, que tinha previsto partir da Flórida para a Estação Espacial Internacional (ISS) na próxima madrugada, ao detectar um problema em uma válvula.

Em comunicado, a Nasa – que na segunda-feira já teve que adiar em um dia o lançamento, devido ao mau tempo – anunciou hoje que tinha sido detectado um problema em uma válvula de abastecimento e drenagem de combustível no ônibus espacial, o que a levou a suspender a missão até uma data indeterminada.

A agência espacial americana tinha programado o lançamento para as 2h10 de Brasília da quarta-feira.

O “Discovery” partiria em uma missão para a ISS, onde entregaria quase sete toneladas de mantimentos, equipamento, peças e seis ratos para fazer experimentos sobre perda de massa óssea.

A missão de 13 dias, que incluiria três caminhadas espaciais de seis horas e meia cada.

A tripulação, comandada por Rick Sturckow, incluía também o piloto Kevin Ford, e os especialistas de missão Nicole Stott e Patrick Forrester, assim como o veterano astronauta sueco Christer Fuglesang, de 52 anos.

A missão do “Discovery” seria 128ª da frota de naves e a 30ª da Estação Espacial Internacional.

O “Discovery” entregaria equipamentos para um novo quarto, um frigorífico, alimentos e outros mantimentos.

A nova geladeira eria utilizada para armazenar amostras de sangue, urina e outros materiais que serão transportados eventualmente à Terra para estudar os efeitos da falta de gravidade.

A nave transportaria também uma esteira elétrica. O exercício é fundamental para os astronautas que passam longos períodos no espaço, onde a gravidade zero pode causar atrofia muscular.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado