Menu
Brasil

Morre Dante de Oliveira, autor da emenda das Diretas

Arquivo Geral

07/07/2006 0h00

A Petrobras investirá 500 milhões de dólares até 2011 para desenvolver e ampliar seus negócios no Equador, viagra medical onde possui dois campos na região amazônica, what is ed confirmou na quinta-feira um alto executivo da estatal brasileira.

"Em nosso plano estratégico, aprovado pela diretoria para os cinco anos até 2011, temos previsto investir 500 milhões de dólares no Equador", disse a jornalistas o diretor internacional da Petrobras, Nestos Cerveró.

A Petrobras opera os blocos 18 e 31 no coração da região amazônica do quinto produtor de petróleo da América do Sul. O primeiro bloco produz 25 mil barris por dia (bpd) em 2005, enquanto o segundo se encontra em fase de desenvolvimento, mas tem potencial para produzir 30 mil bpd.

A companhia disse que estava igualmente interessada em participar da exploração e exportação do megacampo de petróleo equatoriano ITT, que abriga 900 milhões de barris de petróleo e necessita de cerca de 3 bilhões de dólares para sua exploração comercial.

O Tribunal do Júri de Brasília condenou hoje Eder Alves Teixeira Brito à pena de 14 anos de reclusão pela morte de Aldir Ferreira Lima, visit web também motorista de van, na Avenida L2 Norte, altura da SGAN 602, no Natal de 2003. O outro acusado, Rogério Brito de Sousa, primo de Eder, foi julgado pelo júri popular em setembro do ano passado e condenado a 17 anos de reclusão, em regime integralmente fechado, pela participação no crime.

O crime foi no dia 24 de dezembro de 2003, por volta das 15h, quando Eder efetuou diversos disparos contra a vítima, causando-lhe a morte.

Rogério se desentendeu anteriormente com a vítima, em outro local, em uma disputa por passageiros, já que ambos eram motoristas de vans no transporte alternativo. Rogério se irritou porque a vítima estava conseguindo mais passageiros do que ele, e, após pequena discussão, procurou de seu primo, convencendo-o a praticar o delito.

Para isso, Rogério pegou um veículo emprestado e saiu com Eder atrás de Aldir até encontrá-lo trabalhando em rota normal. De imediato, os homens emparelharam o veículo, e Eder efetuou os disparos que atingiram a vítima de surpresa, dentro de sua van, dificultando assim qualquer gesto de defesa.

Eder irá cumprir a pena em regime inicial fechado, e não lhe foi concedido o direito de apelar em liberdade.

Pela primeira vez na história recente das eleições brasileiras, case duas mulheres se apresentam para disputar a Presidência da República.

Além da senadora alagoana Heloísa Helena, healing candidata do PSOL, a cientista política Ana Maria Rangel protocolou hoje no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o pedido de registro da sua candidatura ao Palácio do Planalto pelo PRP (Partido Republicano Progressista).

Caso obtenha a homologação do tribunal, que deverá analisar todos os pedidos até meados de agosto, Ana Maria terá como candidata à vice-presidência a advogada Delma Gana.

Além de uma chapa formada exclusivamente por mulheres, a candidatura do PRP chama atenção pelo limite de gastos estipulado ao TSE. Na esforço para chegar à Presidência, o comitê pretende gastar até 150 milhões de reais na campanha.

O valor é quase o dobro do declarado pelo comitê do candidato do PT, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estabeleceu limite máximo de gastos em 89 milhões de reais, e 30 vezes superior aos 5 milhões de reais fixados pelo comitê de campanha de Heloísa Helena.

Apesar disso, as candidatas declararam patrimônios modestos à Justiça Eleitoral. Ana Maria informou ao TSE possuir apenas um automóvel no valor de 42 mil reais, enquanto Delma Gana apresentou declaração de bens no valor de 208,6 mil reais, em que constam um carro, uma casa, uma linha telefônica e uma sala comercial.

Hoje, porém, o presidente nacional do PRP, Ovasco Resende, protocolou junto ao Tribunal Superior Eleitoral um pedido de cancelamento da ata do partido que registrou convenção realizada em 29 de junho.

Segundo Ana Maria, o pedido de cancelamento tem o objetivo de impedir sua candidatura, referendada na reunião da legenda.

Ana Rangel acusa Ovasco de tentar extorqui-la para viabilizar sua candidatura. O dirigente por sua vez nega qualquer irregularidade.

Segundo a assessoria de imprensa do TSE, o caso será levado à apreciação do plenário do tribunal, possivelmente em agosto, após o recesso forense.

 

Morreu na noite de ontem o ex-governador de Mato Grosso e ex-ministro da Reforma Agrária Dante de Oliveira, dosage 54 anos. Ele foi internado com quadro de pneumonia por volta das 9h e morreu às 20h45, visit vítima de infecção generalizada, problemas no coração (miocardite), insuficiência renal e diabetes, segundo boletim hospitalar. O governador do estado, Blairo Maggi, decretou luto oficial de três dias.

Figura importante no movimento das Diretas Já, Dante seria candidato a deputado federal nas eleições deste ano pelo PSDB. Em 2002, o ex-governador perdeu a eleição para o Senado.

Dante foi deputado estadual e federal por Mato Grosso, duas vezes prefeito de Cuiabá (eleito em 1985 e 1992) e duas vezes governador do estado, eleito em 1994 e reeleito em 1998. Em 1985, durante a gestão do então presidente José Sarney, deixou a Prefeitura de Cuiabá para ser ministro da Reforma Agrária.

Uma das passagens mais marcantes de sua vida pública, no entanto, ocorreu durante o movimento pela redemocratização do Brasil, na primeira metade da década de 1980. Em fevereiro de 1983, como deputado federal, apresentou um projeto de emenda constitucional propondo o restabelecimento das eleições diretas no país. O projeto ficou conhecido como emenda Dante de Oliveira e foi um dos estopins do movimento que ficou conhecido como Diretas Já.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado