Menu
Brasil

Ministério da Saúde confirma aplicação de terceira dose da vacina

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou a aplicação da terceira dose da vacina contra a covid-19 para idosos acima de 70 anos e imunussuprimidos

Redação Jornal de Brasília

25/08/2021 10h28

Foto: Agência Brasil

Na noite de terça-feira (24), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou a aplicação da terceira dose da vacina contra a covid-19 para idosos acima de 70 anos e imunussuprimidos (pessoas transplantadas, por exemplo). O imunizante aplicado será o da Pfizer e a aplicação começa no dia 15 de setembro.

De acordo com o ministro, a ação será destinada a todos os indivíduos imunosuprimidos após 28 dias da segunda dose e para pessoas acima de 70 anos vacinadas há 6 meses.

O dia 15 de setembro foi escolhido para o início da aplicação da terceira dose porque, até lá, toda a população acima de 18 anos no Brasil já terá sido vacinada com pelo menos a primeira dose da vacina, segundo a estimativa do ministério.

Além da aplicação da terceira dose em idosos, no dia 15 de setembro começará a redução do intervalo entre as vacinas da Pfizer e da AstraZeneca, de 12 para 8 semanas, como acontece no Reino Unido.

Marcelo Queiroga informou que a aplicação da terceira dose e redução nos intervalos das vacinas se deu após estudos e reuniões com com médicos, universidades e representantes da OPAS (Organização pan-americana de Saúde).

Vacinação no Brasil

De acordo com a última atualização do Ministério da Saúde, divulgada na terça-feira (24), 123,9 milhões de pessoas haviam recebido ao menos uma dose da vacina contra a covid-19. Isso equivale cerca de 59% da população.

Os vacinados com as duas doses ou dose única (vacina Janssen) passam dos 55,7 milhões, , o que representa 26,5% da população total do país.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado