No dia 1º de junho, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCT), no Rio de Janeiro, inaugura em seu campus o novo prédio para Pesquisa e Preservação do Patrimônio Histórico Brasileiro de Ciência e Tecnologia. A solenidade, que tem a presença do ministro de Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, evidencia a relevância do novo edifício, que permite ao Mast ampliar sua atuação nas áreas de pesquisa, preservação de acervos e divulgação da ciência e tecnologia no País. O apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) à construção do imóvel reflete a preocupação governamental com a pesquisa e preservação do patrimônio de ciência e tecnologia do País.
Construído com recursos da Petrobras, Eletrobrás, Furnas, Caixa Econômica Federal, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT) e da Lei de Incentivo à Cultura, o prédio tem três mil metros quadrados distribuídos em três pavimentos e um terraço, onde serão alocados as equipes de pesquisa, o acervo documental e a reserva técnica do Museu, além do Laboratório de Conservação e Restauração de Papel (Lapel) e o primeiro laboratório da América Latina especializado em preservação de instrumentos científicos históricos, o Laboratório de Conservação de Objetos Metálicos (Lamet).
O edifício abrigará parte da equipe técnica do Mast e terá, além de um moderno auditório, salas de aula para atender aos cursos de especialização que o Museu oferece em Museologia e Patrimônio e em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia.
A inauguração de novas instalações contendo amplas áreas de guarda de acervo em condições ótimas de conservação, os novos laboratórios e as salas de pesquisa e consulta abrem mais perspectivas para a instituição. No futuro próximo, o Mast irá inaugurar um novo prédio para sua biblioteca, para abrigar não apenas o acervo já existente no Museu, mas também o acervo reunido em um século pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) agora sob guarda do Mast. Implantará, também, um centro de recepção de visitantes e projetos de urbanização e paisagismo.
A população terá um novo espaço de contato com a história da ciência e tecnologia realizada no País, em condições semelhantes às encontradas no melhores museus dessa área. Com isso, o Mast, guardião de um dos mais importantes acervos de instrumentos científicos e documentos históricos que acompanham o desenvolvimento das atividades científicas desde o século 19, consolida-se como instituto nacional de excelência em história da ciência, atuando de forma integrada e sendo reconhecido como referência na pesquisa, preservação de acervos e divulgação da ciência e tecnologia.