Menu
Brasil

Lavagem de dinheiro: empresas de lixo são alvos de operação

No total, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão em casas de investigados e em empresas supostamente ligadas aos crimes

Redação Jornal de Brasília

20/06/2023 16h56

Foto: Agência Brasil

A Polícia Federal (PF), em conjunto com a Receita Federal e o Ministério Público Federal (MPF), deflagrou, nesta terça-feira (20), a Operação Entulho que tinha como alvo empresas de lixo suspeitas de sonegação fiscal, obtenção de notas fiscais “frias” e lavagem de dinheiro.

No total, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão em casas de investigados e em empresas supostamente ligadas aos crimes. O grupo é acusado dos crimes de sonegação fiscal, organização criminosa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

Há três meses, a corporação identificou indícios de que as empresas que atuam no ramo de coleta de lixo e limpeza urbana teriam contratos com empresas de fachada, com contabilização de despesas a partir de notas fiscais de mercadoria e de serviços “frias”.

Segundo as investigações, essas empresas emitiram notas fiscais suspeitas que totalizaram cerca de R$ 245 milhões, entre 2016 e 2021. Até o momento, já foram identificadas 31 empresas de fachada e escritórios de contabilidade.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado