Menu
Brasil

Jovens internos poderão votar nas eleições de 2010

Arquivo Geral

29/04/2010 16h56

Nas eleições de 3 de outubro de 2010, 233 jovens do sistema socioeducativo do Distrito Federal poderão exercer a cidadania por meio do voto. Durante os dias 19 a 23 de abril, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejus), visitaram todos os centros socieducativos e emitiram o título de eleitor dos internos acima de 16 anos.

 

A medida foi uma iniciativa da Sejus, que desde o ano passando, por meio da Subsecretaria de Criança Adolescente e Juventude, incentiva os jovens nesta faixa etária, que, em alguns casos, possuem voto facultativo, a exercerem a cidadania. No dia da eleição, o TRE vai instalar uma urna eletrônica em cada centro socieducativo para garantir o direito de voto dos adolescentes nos candidatos a presidente da República, governador do DF, senadores, deputados federais e distritais.

 

Entre os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Caje (Centro de Atendimento Juvenil Especializado), 132 tiraram o título de eleitor. Desses, 53 são maiores de 18 anos e 79, menores. No Ciap (Centro de Internação de Adolescentes de Planaltina), 63 internos vão votar, dos quais 25 maiores e 38, menores. Já no Ciago (Centro de Internação de Adolescentes Granja das Oliveiras), 38 jovens irão às urnas, sendo 35 deles com idades entre 16 e 17 anos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado