Menu
Brasil

Idosa era mantida em cárcere privado em casa com cemitério de animais

Maria das Graças de Sousa Rodrigues, 75 anos, foi resgatada na terça-feira. Agora, ela voltará ao Maranhão, estado que deixou em 1969 em busca de uma vida melhor

Redação Jornal de Brasília

14/04/2021 8h05

A idosa Maria das Graças de Sousa Rodrigues, de 75 anos,  foi resgatada pela polícia vivendo em condições subumanas com outra idosa, numa casa em Guaratiba, nesta terça-feira (13), junto a mais de 40 cachorros. Além de muitas fezes no quintal, havia até um pequeno cemitério de animais nos fundos do imóvel, com direito a lápides, onde foram encontradas algumas ossadas de bichos.

Maria das Graças deixou o Maranhão em 1969, a procura de uma vida melhor e perdeu o contato com a família, que ainda vive no Nordeste, há mais de 30 anos. Há dois, uma sobrinha dela deu início a uma longa busca, cujo desfecho na manhã dessa terça-feira provocou um misto de alegria e tristeza na moça. “A alegria foi por ter encontrado a minha tia e a tristeza, por saber das condições em que ela se encontrava. Mas, pelo menos está viva” contou a enfermeira Raquel Rodrigues de Castro Belfort, de 46 anos, ao Extra.

“A ideia é trazer ela de volta para o Maranhão para poder aproveitar o final da velhice em paz ao lado das pessoas que gostam dela”, prosseguiu a enfermeira.

A idosa foi encontrada na casa de dois andares e muro alto com outra idosa, que seria a dona do imóvel. Ela dormia num quarto onde havia uma cama velha e quebrada, apoiada por tijolos e que sequer tinha colchão. O cômodo era dividido com os cachorros. Ela foi encontrada maltrapilha, suja, com um dos pés descalços e com uma imensa cabeleira coberta por um pano.

A outra mulher, identificada pela polícia como Therezinha da Silva Moraes também foi levada para a delegacia. A policia autuou a mulher por cárcere privado, redução à condição análoga à escravidão e maus tratos a animais, já que os cães que se encontravam no quintal estavam sem alimentação e junto à fezes, segundo o delegado Antônio Ricardo Lima Nunes, titular da 43ª DP (Guaratiba).

Ainda segundo a polícia, a dona do imóvel vai responder por cárcere privado, entre outros crimes. O delegado quer saber também se alguém ficava com o dinheiro da aposentadoria de Maria das Graças. Antônio Ricardo disse que ela tinha o cartão do benefício do INSS, mas afirmou que não recebia nenhum valor.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado