Menu
Brasil

Hospital pode ter contaminado 500 pacientes com Aids na Holanda

Arquivo Geral

30/08/2007 0h00

Cerca de 500 pacientes do hospital holandês de Bernhoven podem ter sido contaminados com o vírus da Aids e das hepatites B e C por causa de uma falha técnica em novas máquinas de esterilização, drug informou hoje a agência de notícias holandesa “ANP”.

O hospital, recipe localizado entre as cidades de Oss e Vegel (sul da Holanda), pediu às pessoas suspeitas que façam um exame de sangue nos próximos sete dias para determinar se foram ou não contaminados.

O diretor do hospital, René Peters, acredita que o risco é “mínimo”, mas quer descartar qualquer possibilidade. Os resultados definitivos ficarão prontos no final de setembro.

O possível contágio teria ocorrido com o uso de novos tubos para lavagens estomacais, pulmonares e intestinais que, segundo a equipe do hospital, não foram corretamente esterilizados devido a um defeito técnico. O hospital culpa pelo problema o distribuidor do material, a empresa Sanamij, de Roterdã.

Já a companhia afirmou hoje em comunicado que estuda o problema “seriamente” e se comprometeu a fazer “de tudo” para resolvê-lo junto com o fabricante.

A Sanamij alertou os outros hospitais que usam o mesmo tipo de máquina que a interromperem o uso até que o problema dos aparelhos tenha sido encontrado ou resolvido.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado