Menu
Brasil

Governo autoriza uso da Força Nacional em terras indígenas de Roraima e do Pará

Ministério da Justiça também prorroga atuação de efetivo em Rondônia, no Mato Grosso do Sul e no Acre

Redação Jornal de Brasília

08/09/2023 12h11

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governo autorizou o uso da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) em terras indígenas de Roraima e do Pará. Além disso, prorrogou a presença da força em terras indígenas de Rondônia, Mato Grosso do Sul e Acre.

As autorizações constam de portarias assinadas pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, e estão publicadas no Diário Oficial da União desta sexta-feira (8). A atuação da Força Nacional em Roraima, Rondônia e no Pará será em apoio à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). Em Mato Grosso do Sul, em auxílio à Polícia Federal. O efetivo atuará “nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade [segurança] das pessoas e do patrimônio, em caráter episódico e planejado”. 

Já no Acre, a Força Nacional seguirá atuando “nas ações de policiamento ostensivo, polícia judiciária e perícia forense”, além de contribuir para manter a ordem pública e segurança das pessoas e do patrimônio. O prazo determinado é de 90 dias. A cidade-sede da operação será a capital, Rio Branco.

O contingente a ser disponibilizado nas ações obedecerá ao planejamento da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado