Menu
Brasil

Fenaj denuncia ataques feitos a jornalistas nestas eleições

Há dias, vários sites e blogs têm sido hackeados e hoje, foram observadas agressões a jornalistas. Entidade pede providências contra este tipo de censura e de ataque à democracia

Marcus Eduardo Pereira

15/11/2020 14h19

Hylda Cavalcanti

Em nota divulgada há pouco, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) repudiou todos os ataques a jornalistas e a sites e blogs de perfil progressista ocorridos na última semana e, em especial, na véspera da votação que vai eleger prefeitos e vereadores dos 5.570 municípios brasileiros.

A entidade destacou, dentre os principais casos, o do jornalista Marcos Guedes, repórter da TV Record, que foi agredido por um candidato a vereador e seus apoiadores durante a manhã, na cidade de Valinhos (SP).

Também mencionou os sites De Olho nos Ruralistas, Outras Palavras e O Joio e o Trigo e o Blog do Magno. Todos foram alvos de ataques virtuais, que objetivaram tirá-los do ar. Em Natal (RN), outros alvos desses ataques foram os jornalistas Ícaro Carvalho e Magnus Nascimento, agredidos pelo candidato a prefeito pelo PSL, delegado Sérgio Leocádio.

“A Fenaj reitera sua defesa intransigente das liberdades de expressão e de imprensa e alerta para o perigo das tentações autoritárias e das práticas violentas”, ressalta a nota da entidade.

“Às autoridades constituídas, pede a apuração dos fatos e a responsabilização dos culpados. À sociedade, pede o repúdio à cultura da violência, a não aceitação de agressões a jornalistas, o respeito à diversidade de opiniões e a defesa do Estado de Direito e da democracia”, acrescenta, ainda, o documento.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado