Menu
Brasil

Estudo mostra que quimioterapia oral é tão eficaz quanto a intravenosa

Arquivo Geral

10/07/2007 0h00

A quimioterapia oral consegue a mesma eficácia que a padrão ou intravenosa, stomach é mais confortável e melhora a qualidade de vida dos pacientes com câncer colorretal avançado, segundo um estudo publicado no Journal of Clinical Oncology, da Associação Americana de Oncologia Clínica.

A partir do estudo com 248 pacientes em 25 hospitais espanhóis, os autores da pesquisa, membros do Grupo Espanhol de Tratamento de Tumores Digestivos (TTD), destacam que, em até 15% dos pacientes, as metástases hepáticas podiam ser retiradas através da cirurgia, após a quimioterapia.

“Deste modo obtinham melhoras de sobrevivência e ampliavam suas chances de futuro”, disse hoje o chefe do Serviço de Oncologia Médica do Hospital Clínico San Carlos de Madri, Eduardo Díaz-Rubio.

Díaz-Rubio disse que “os pacientes gostam muito de poder receber o tratamento em seu próprio domicílio”, pois assim não têm que ir diariamente ao hospital e usar um cateter. Os objetivos da pesquisa diziam respeito à progressão da patologia, à sobrevivência global, à taxa de resposta e à possibilidade de resecções das metástases hepáticas dos pacientes.

Atualmente, os especialistas continuam analisando os dados para descobrir outros aspectos relacionados à qualidade de vida, e que possam motivar a escolha ou não de um tratamento diferente.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado