Menu
Brasil

Especialista em segurança compara PCC à organização terrorista Al Qaeda

Arquivo Geral

14/08/2006 0h00

O especialista em segurança e crime organizado e ex-secretário nacional Antidrogas, website generic Walter Maierovitch, cialis 40mg considerou “uma atitude terrorista” a proposta do Primeiro Comando da Capital (PCC) de condicionar a libertação de um jornalista à de um vídeo produzido pela própria organização.

O jornalista foi seqüestrado no último dia 12, em São Paulo, junto com um técnico de TV de sua equipe. Na madrugada de domingo, o técnico foi libertado e a organização impôs como condição para libertar o repórter a exibição de um vídeo, no qual fazia um manifesto contra o Regime Disciplinar Diferenciado, a forma mais rígida adotada principalmente em presídios de segurança máxima. O vídeo foi exibido na madrugada de ontem e o repórter foi libertado nas primeiras hoje.

De acordo com o especialista, a ação da organização criminosa pode ser comparada à maneira de atuação da organização terrorista Al Qaeda, responsável pelos ataques do dia 11 de setembro de 2001 ao World Trade Center, nos Estados Unidos. “O PCC é uma organização pré-mafiosa que difunde o medo e desprestigia o Estado em busca de vantagens”, afirmou Maierovitch.

Segundo Maierovitch, quando o PCC divulga em rede nacional uma mensagem, muda de patamar e passa a ser uma representação, ou seja, atua como “a voz das massas carcerárias”. “A Al Qaeda fez isso no 11 de setembro”, afirmou.

“Com essas ações, o PCC faz cadáveres de juizes, policiais, políticos e também vitimas anônimas. O PCC vem num crescer e esse patamar existiu numa coação irresistível feita no sentido de que um vídeo fosse exibido por uma emissora de tv. A gente assiste muitos movimentos terroristas usando a TV Al Jazeera, [canal árabe de televisão] para divulgar manifestos terroristas, principalmente os da Al Qaeda”, comparou.

Leia também:
Crime organizado deve ser combatido com integração da segurança, defende Thomaz Bastos
Regime diferenciado para presos é discutível, diz jurista
Ano eleitoral dificulta combate ao crime, diz Thomaz Bastos
Secretário de Segurança paulista tentou evitar a divulgação de vídeo do PCC
Seqüestro surprendeu pelo grau de ligação da prisão com a rua, afirma professor
Repórter da Globo prestará depoimento à polícia sobre seqüestro
Especialista em segurança compara PCC à organização terrorista Al Qaeda
Repórter da Rede Globo seqüestrado pelo PCC é libertado

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado