Ana Lúcia Ferreira
[email protected]
Uma campanha publicitária de uma empresa de cosméticos divulgada na manhã desta segunda-feira (28) virou alvo de polêmicas na web. O motivo seria a utilização da tragédia ocorrida em Brumadinho (MG), onde uma barragem de minério se rompeu, como tema da campanha.
A empresa contratou modelos e os sujou de lama para a realização de um “ensaio-protesto”. Na postagem de divulgação, foi descrito que eles (os modelos) foram convidados para interpretarem as vítimas da tragédia. Ainda segundo a publicação, o objetivo da campanha “é mostrar que existe uma marca de cosméticos que se preocupa com a beleza… a beleza da vida”.
“Nossos cosméticos embelezam os cabelos, mas nossas atitudes podem deixar um sorriso, um olhar, uma família, um sonho… mais iluminado e bonito. Nossa empresa está nesta luta”, afirmou Jorge Beirigo, fotógrafo e diretor de marketing da empresa.
Revolta de internautas
A publicação foi alvo de protestos e comentários negativos por parte dos internautas. Em sua maioria, eles criticaram o formato utilizado pela Jendayi Cosméticos para referenciar a campanha. No início da noite, a publicação chegou a ser retirada do ar, porém os comentários continuaram nas postagens anteriores.
A empresa chegou a publicar uma nota com pedido de desculpas por volta das 21h. No comunicado a empresa afirmou que não teve a intenção de ofender as vítimas e que as fotos tinham a intenção de protestar.
“A Jendayi Cosméticos vem por meio desta pedir desculpas pela má repercussão de campanha veiculada por nós. Em nenhum momento tivemos a intenção de ofender as vítimas do crime ambiental em Brumadinho. As fotos tinha uma intenção de protestar e jamais de se aproveitar da situação. Reiteramos nossos pedidos de desculpas as vítimas e a sociedade em geral por nossa campanha mal elaborada. Nossas mais sinceras condolências as vítimas e ajudaremos no que for possível. Equipe Jendayi Cosméticos.”
Ainda descontentes, os internautas continuaram a protestar no comunicado. “Vocês não tiveram um pingo e senso e de respeito pelas vítimas dessa tragédia. Tenho certeza que se tivessem pensado 1 minuto acerca do que estavam fazendo, não teriam ido adiante com isso… As pessoas realmente perderam o senso e a ética”, afirmou uma internauta.
Outra jovem escreveu: “Vocês não tem que pedir desculpas pela má repercussão. Vocês devem pedir desculpas pela ideia e campanha que fizeram. Vocês precisam se retratar publicamente pela falta de respeito que vocês tiveram com mortos e desaparecidos. Tentar lucrar com essa tragédia foi uma das coisas mais horríveis que vi nos últimos tempos”, protestou.
O outro lado
O Jornal de Brasília tentou contato com a empresa Jendayi Cosméticos, porém, até a publicação desta matéria não teve retorno.
Veja algumas das fotos da campanha: