Menu
Brasil

Desabamento mata ao menos 9 em galpão de Itapecerica da Serra (SP)

O governador de São Paulo e candidato à reeleição, Rodrigo Garcia (PSDB), também se pronunciou sobre o caso em seu Twitter

FolhaPress

20/09/2022 18h07

Foto: Reprodução

Maria Tereza Santos e Fábio Pescarini
São Paulo, SP e Itapecerica da Serra, SP

O desabamento do mezanino de um galpão de contêineres em Itapecerica da Serra (Grande SP) matou ao menos nove pessoas na manhã desta terça-feira (20), segundo o Corpo de Bombeiros.

De acordo com a major Luciana Soares, ocorria uma reunião com cerca de 64 pessoas dentro do prédio, incluindo candidatos ao Legislativo, quando uma laje desabou. Até a tarde desta terça, 31 pessoas foram socorridas. Três feridos não quiseram ser levados a hospitais e foram atendidos no local, segundo a corporação, e um está em estado grave.

Já a Prefeitura de Itapecerica da Serra divulgou, em nota, que o número de pessoas no local chegava a 70 e que 40 foram atingidas. Destas, 15 tiveram ferimentos leves, segundo a administração.

Às 15h40, a porta-voz dos bombeiros deixou o local e declarou que as buscas haviam terminado. “Há apenas o trabalho de rescaldo agora”, afirmou. Carros e caminhões dos bombeiros, além de ambulâncias, saíram em comboio na sequência.

O galpão pertence à Multiteiner, uma empresa de comércio e locação de contêineres. A reportagem tentou contato com a companhia, mas não teve retorno até a publicação deste texto.

Parentes que estavam na porta da empresa atrás de notícias foram levados para o interior do prédio, onde seriam passadas informações sobre as vítimas. Entre os que esperavam estavam quatro parentes de Jucimara de Meneses Cesar, 35, funcionária da empresa há quatro meses. “Está nas mãos de Deus”, afirmou o tio Gilberto Cesar, 59.

Minutos depois, parentes começaram a sair da empresa em prantos e desespero. Nem os bombeiros nem a polícia disse quando a lista de mortos seria divulgada.

‘TUDO DESABOU’

Descalço, com dores nas costas e um corte na canela, um funcionário da pintura, que se identificou como Alexandre, disse que tem poucas lembranças da tragédia.

“Só sei que tudo desabou e todo mundo que estava assistindo a uma palestra foi para baixo”, afirmou ele, que acabou socorrido por uma ambulância e voltou à empresa no fim da tarde.

Entre os feridos estão o candidato a deputado estadual Jones Donizette (Solidariedade) e a candidata a deputada federal Ely Santos (Republicanos). Segundo nota da assessoria de Donizette, os dois foram convidados para conhecer a Multiteiner nesta terça. Quando se despediam dos funcionários, parte da estrutura de concreto se rompeu e os deixou presos nos escombros.

“Os dois foram resgatados com vida; outros quatro integrantes da sua equipe também ficaram entre escombros, mas já foram resgatados e levados ao hospital”, diz o comunicado.

Segundo o Corpo de Bombeiros, foram enviadas 20 viaturas ao local, além de equipes de Grau (Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências), Defesa Civil, Polícia Militar e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). As vítimas socorridas foram enviadas aos prontos-socorros Jacira e Central de Itapecerica e ao Hospital Geral de Itapecerica.

Não se sabe ainda o que teria causado o desabamento. O Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região informou que acionou o Ministério Público do Trabalho e o Ministério do Trabalho para que a fiscalização no local seja feita com urgência.

“Exigimos que os órgãos competentes tomem as medidas cabíveis, já que a prevenção não foi possível ser feita a tempo hábil”, relata o diretor Marcelo Mendes, que também faz parte da direção do Diesat (Departamento Intersindical Estudos Pesquisas de Saúde e Ambientes de Trabalho).

O governador de São Paulo e candidato à reeleição, Rodrigo Garcia (PSDB), também se pronunciou sobre o caso em seu Twitter. “Minha solidariedade aos feridos e às famílias das vítimas do desabamento em Itapecerica da Serra”, declarou.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado