Apenas em julho, o Ministério da Saúde bateu o recorde de distribuição de vacinas e enviou 43 milhões de doses aos estados e Distrito Federal. Até o momento, foram distribuídas mais de 184 milhões de imunizantes, o que é suficiente para imunizar todos os grupos prioritários.
Pouco menos de sete meses desde o início da vacinação da população, quase 65% dos brasileiros já foram imunizados com a primeira dose e 27% completaram o ciclo vacinal.
Atualização
Nas última 24h, o Brasil registrou 40.716 casos de covid-19, totalizando 20.026.533 desde o início da pandemia. A média móvel, que calcula e compara os números das duas últimas semanas, está em 39.470 casos por dia. Nenhum estado apresentou aumento nesse dado desde ontem.
Já em óbitos, foram registrados, nas últimas 24h, 1.175 mortes em decorrência de problemas relacionados ao vírus, com o total de 559.607 mortes desde o início da pandemia. Atualmente, a média de óbitos por dia está em mil óbitos. Apenas dois estados tiveram aumento no dado desde ontem.
DF
Após a chegada de 44 mil doses de vacinas contra a covid-19 na noite de ontem, o Distrito Federal decidiu aumentar o número de doses disponíveis para a imunização de pessoas com 30 anos ou mais. Segundo o chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, inicialmente, eram 170 mil doses separadas e agora são 209 mil.
Ainda de acordo com Rocha, até a última quarta-feira (04), o Distrito Federal imunizou mais de 153 mil pessoas nesta semana, seja com primeiras ou segundas doses. Segundo Rocha, 40,8% do grupo atual já está vacinadas.
Segundo Rocha, a expectativa é que novas doses de vacinas cheguem na semana que vem. Na tarde de quarta-feira, a Secretaria de Saúde recebeu 18,8 mil doses da Coronavac do Ministério da Saúde. Já de noite, mais 35,1 mil doses da Pfizer foram entregues.
Atualmente, além do grupo de 30 anos ou mais, também nesta quinta se iniciou a vacinação de adolescente com comorbidades. Nesta primeira fase, apenas jovens de 12 a 17 anos com Síndrome de Down e autismo estão participando.
Atualmente, existem 6.837 casos ativos de covid-19 na capital. Em pior momento, os casos chegaram a 16 mil. No mesmo sentido, existem cinco pessoas na fila de espera para leitos de UTIs, porém com 76 leitos vagos. A diferença nos números se dá pela espera dos resultados dos exames.
Já o Índice de Transmissibilidade, após variações, encontra-se agora em 1,02. Vale lembrar que, acima desse valor, a taxa indica que a pandemia está tendendo a avanças. Em momento mais crítico da pandemia, o índice chegou a 1,38. Segundo Gustavo, esse aumento já era esperado em decorrência das férias escolares.