Menu
Brasil

Consórcio Nordeste suspende compra das vacinas Sputnik V

O acordo previa a compra de 37 milhões da vacina. Até o momento, contudo nenhum lote de doses havia sido enviado ao Brasil

Redação Jornal de Brasília

05/08/2021 19h37

Foto: Reuters

Camila Mattoso
FolhaPress

O presidente do Consórcio Nordeste e governador do Piauí, Wellington Dias (PT), anunciou nesta quinta-feira (5) a suspensão do contrato para a importação da vacina russa Sputnik V. A decisão foi tomada após reunião entre membros do Consórcio Nordeste e do Fundo Soberano Russo. O acordo previa a compra de 37 milhões da vacina. Até o momento, contudo nenhum lote de doses havia sido enviado ao Brasil -as primeiras 2 milhões de doses deviam ter sido distribuídas em abril.

Em nota, o Consórcio Nordeste informou que a parceria foi suspensa após as novas limitações impostas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), pela falta da licença de importação e pela não inclusão da vacina no plano nacional de imunização.

Também informou que houve divergências nos padrões de testes exigidos pela Anvisa que não foram solicitadas para imunizantes de outros laboratórios. “É lamentável, o Brasil vive uma situação com alta mortalidade, mais de mil óbitos por dia. Temos vacinas disponíveis, mas impedidas de entrar no Brasil devido uma decisão da Anvisa”, afirmou Wellington Dias.

O Fundo Soberano Russo informou que as doses de Sputnik V que seriam destinadas para o Brasil serão enviadas para o México, Argentina e Bolívia. Por outro lado, também informou que as vacinas estarão disponíveis para envio imediato para o Brasil caso o acordo seja retomado.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado