Menu
Brasil

Com seriedade, Brasil de Bernardinho estréia contra o desconhecido Uruguai

Arquivo Geral

04/09/2007 0h00

Embalada pela conquista do Pan do Rio, a seleção brasileira masculina de vôlei começa nesta quarta-feira sua caminhada rumo às Olimpíadas de Pequim, em 2008. A partir das 21h45, a equipe do técnico Bernardinho faz sua estréia no Campeonato Sul-americano da modalidade, frente ao Uruguai, na cidade chilena de Viña del Mar.


 


O principal objetivo do Brasil é conquistar uma das vagas para a Copa do Mundo, que será disputada no Japão, em novembro, na qual os três primeiros colocados carimbam o passaporte para Pequim. Vale lembrar que o Brasil venceu nada menos do que 25 das 26 edições dos Sul-americanos até hoje, deixando apenas o título de 64 escapar para a Argentina.


 


Mesmo assim, Bernardinho cobra atenção dos jogadores. “Não podemos ser negligentes neste Sul-americano. É uma competição importante. Caso o Brasil vença já estará garantido na Copa do Mundo, no Japão, onde temos como objetivo garantir uma das três vagas para os Jogos Olímpicos de Pequim”, reforça o treinador, que reconhece pouco conhecer os cisplatinos.


 


“O Uruguai é o adversário desta primeira fase que conhecemos menos. Nos últimos anos, não tem participado de competições importantes. É um time menos expressivo. Mesmo assim temos de ter atenção”, explica.


 


Os uruguaios participaram de 21 dos 26 Sul-americanos, conquistando três medalhas de prata e outras três de bronze. O país ficou de fora das duas últimas edições do torneio, ambas no Brasil, tendo ainda no currículo recente a sétima – e última – colocação na edição de 2001, na Colômbia.


 


Em 15 confrontos contra os adversários, o Brasil jamais perdeu um set sequer. Foram 13 jogos pelos sul-americanos, um pelo Campeonato Mundial (60) e um pelos Jogos Pan-americanos (63). O último duelo aconteceu em 99, em Córdoba, novamente pelo Sul-americano.


 


Otimista, o treinador brasileiro lembrou-se da importância da competição. “Vamos com nossa força máxima porque nossa meta é ganhar este Sul-americano. Por isso, demos folga para a equipe principal após os Jogos Pan-americano e, há duas semanas e meia, retomamos o trabalho focando este Sul-americano”, afirmou.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado