A Liga Nacional de Basquete (LNB) anunciou que o pivô norte-americano do Vivo/Franca, Marques Lewis, será o substituto do seu compatriota e companheiro de time, Maurice Spillers, na equipe do NBB Mundo. Nesta sexta-feira, o time francano anunciou em nota oficial que Spillers, não poderia participar do Jogo das Estrelas, pois ainda se recupera de uma lesão no joelho esquerdo.
Lewis foi o sexto pivô mais votado entre técnicos, imprensa especializada e personalidades do basquete que participaram da seleção dos atletas para o Jogo das Estrelas. O jogador herdou essa vaga na posição, após a lesão de Spillers e também de Durelle Brown, do Winner/Limeira, que foi substituído pelo parceiro de time, o ala-armador dominicano Ronald Ramon.
A equipe do NBB Brasil terá no elenco os armadores Valtinho (Unitri/Universo), Nezinho (Uniceub/BRB/Brasília) e Raulzinho (Interforce/Minas); os alas Marcelinho (Flamengo), Alex (Brasília), Marquinhos (Pinheiros/SKY) e Benite (Vivo/Franca); e os pivôs Murilo (São José/Unimed/Vinac), Guilherme Giovannoni (Brasília), Olivinha (Pinheiros), Fiorotto (Pinheiros) e Bábby (Flamengo). O técnico será João Marcelo Leite, treinador do Pinheiros/SKY, que terá como auxiliar José Carlos Vidal, do Uniceub/BRB/Brasília.
O NBB Mundo terá os armadores Larry (Itabom/Bauru), Figueroa (Pinheiros) e Sucatzky (Minas); os alas Shamell (Pinheiros), Tony (Assis Basket), Robby Collum (Uberlândia), Robert Day (Uberlândia) e Ronald Ramon (Winner/Limeira); e os pivôs Jeff Agba (Bauru), Robinson (Minas), Calderón (Assis) e Lewis (Franca). O técnico será Nestor Garcia, do Interforce/Minas, que terá como auxiliar Demétrius Ferraciú, do Winner/Limeira.
Primeiro dia do Jogo das Estrelas – O Jogo das Estrelas do NBB 2011 terá início nesta sexta-feira às 19 horas no Ginásio Pedrocão, em Franca (SP), com uma série de atividades. O inédito Desafio de Habilidades, o Torneio de 3 Pontos, o Torneio de Enterradas e o clássico entre os veteranos do Sírio/Monte Líbano contra um combinado de Franca agitarão o evento.
O Desafio de Habilidades será disputado entre cinco dos principais armadores do NBB. São eles: Fernando Penna (Franca), Nezinho (Brasília), Raulzinho (Minas), Larry Taylor (Bauru) e Juan Pablo Figueroa (Pinheiros). A disputa envolverá os principais fundamentos do basquete, como o drible, o passe, o arremesso e, principalmente, a velocidade. Cada atleta passará pelo mesmo percurso, com diversas situações de jogo. O objetivo é passar por todas as etapas e encerrar o trajeto em menos tempo.
O Torneio de 3 Pontos já é uma disputa mais tradicional, que terá a participarão de Thiaguinho (Pinheiros – atual campeão), Arnaldinho (Minas), Guilherme Filipin (Vitória), Fischer (Bauru), Arthur (Brasília) e Benite (Franca). Cada atleta terá que arremessar 25 bolas, que estarão divididas em cinco carrinhos na linha dos 3 pontos. As quatro primeiras bolas valem um ponto e a última, colorida, vale dois.
“A competição deste ano será muito disputada. Os principais arremessadores do NBB estão na disputa. Estou feliz por poder defender o título e sei que não será uma missão fácil”, afirmou Thiaguinho.
Somente cinco jogadores estarão no Torneio de Enterradas. São eles: Rafael Mineiro (São José – atual campeão), Jimmy (São José), Cipolini (Uberlândia), Jordan Burger (Paulistano) e Lucas (Franca). Cada competidor terá duas enterradas na primeira etapa, que serão avaliadas por um júri formado por cinco pessoas, com notas de 6 a 10. Os dois jogadores que somarem a maior nota passam para a final. Na decisão, o sistema de disputa será o mesmo para definir o campeão.
“É preciso ter bastante criatividade para poder vencer essa disputa e poder também fazer um espetáculo bonito para a torcida”, disse Jordan.
Além dos torneios, o primeiro dia do Jogo das Estrelas terá também a reedição de um clássico do basquete brasileiro: Sírio/Monte Líbano contra Franca. Os grandes ídolos da história da modalidade entram em quadra para uma partida exibição, que contará com a presença de Guerrinha, Vanderlei, Nilo, Danilo, Marquinhos, Vargas, Chuí e companhia.