Menu
Brasil

Clover: a vacina com 100% de eficácia contra casos graves da covid-19

De acordo com a coordenadora dos testes no Brasil, além da alta eficácia, a atuação contra as variantes é um ponto extremamente importante

Geovanna Bispo

27/09/2021 18h54

Foto: Johanna Geron/Reuters

A nova vacina Clover, da fabricante chinesa Sichuan Clover Biopharmaceutical, apresentou, nos estudos da fase 3, uma eficácia de 100% contra casos graves e hospitalizações para qualquer cepa circulante do novo coronavírus. Em casos leves e moderados, o imunizante teve resultado de 84%, sendo de 79% para a Delta e 92% para a Gama.

Tendo o Brasil como um dos cinco países onde os testes, que começaram em março do ano passado, foram realizados, a fabricante do imunizante já busca a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), tendo enviado os resultados para análise. Uma reunião sobre deve ocorrer nos próximos dias.

De acordo com a coordenadora dos testes no Brasil, Sue Ann Costa Clemens, além da alta eficácia, a atuação contra as variantes é um ponto extremamente importante. “Isso é importante porque, no geral, as vacinas foram desenvolvidas para mostrar eficácia contra a cepa original. Todos os casos positivos que surgiram ao longo do estudo foram sequenciados e não foi detectado nenhum da cepa original, em nenhum país. Isso mostra que essa ela foi substituída a nível mundial em apenas um ano.”

A Clover é uma recombinação da proteína S do Sars-Cov-2, sendo aplicada em duas doses com intervalo de 22 dias. Atualmente, ela já está sendo avaliada pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e, se aprovada, será a primeira usando essa tecnologia na Europa.

As informações são do O Globo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado