Menu
Brasil

Cláudio Castro avalia como “cenas de guerra” deslizamentos em Petrópolis

A prefeitura decretou estado de calamidade pública, que permite gastos extras ao município, além de atraso e parcelamento de dívidas

Redação Jornal de Brasília

16/02/2022 9h34

Foto: Reprodução

Após fortes chuvas que causaram deslizamentos e alagamentos em Petrópolis, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, classificou como “cenas de guerra” situação local, nesta terça-feira (15).

“É realmente uma tragédia grande. Cenas de guerra! Carros pendurados em postes (…) O que nós vimos é uma cena muito triste, cena praticamente de guerra”, definiu.

Cláudio Castro informou que famílias desabrigadas estão sendo acolhidas em escolas públicas da cidade e vão receber aluguel social. Até a manhã desta quarta (16) a Defesa Civil informou o número de mortes que já passa de 30.

A prefeitura decretou estado de calamidade pública, que permite gastos extras ao município, além de atraso e parcelamento de dívidas. Até o meio da madrugada, haviam sido registradas 203 ocorrências, sendo 167 deslizamentos. Também ocorreram alagamentos e quedas de árvores. Os bairros mais atingidos são Centro, Quitandinha, Caxambu, Alto da Serra, Coronel Veiga, Duarte da Silveira, Floresta, Caxambu e Chácara Flora.

Moradores relatam que, após o temporal, encontraram um cenário de guerra nas ruas de Petrópolis, com muita lama, imóveis alagados e carros tombados. Corpos foram retirados das ruas durante a madrugada desta quarta-feira (16), na região central, depois que o nível da água baixou.

O prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, também se manifestou em meio a tragédia. “Basicamente a cidade não vai funcionar”, pontuou. “Você não consegue promover a mobilidade na cidade, as principais artérias foram obstruídas. Não tem condição de você colocar a cidade para funcionar num curtíssimo espaço de tempo (…) O que deve funcionar é resposta que a gente tem que estar dando do ponto de vista das urgências na cidade”.

Visita presidencial

O presidente Jair Bolsonaro pretende visitar Petrópolis ao voltar da viagem oficial à Rússia e à Hungria. A previsão é de que o presidente desembarque em Brasília na sexta-feira (18).

Bolsonaro fez uma postagem nas redes sociais, solidarizando-se com as vítimas. Ele disse ter acionado seus ministros para providenciarem auxílio às famílias.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado