Atual campeã da Superliga masculina de vôlei, a Cimed abre a briga pela vaga em mais uma decisão nesta quarta-feira, às 20h, enfrentando a Unisul/Nexxera pela semifinal, no ginásio Capoeirão, em Florianópolis (SC). Assim como a Cimed, a Unisul também luta pelo bi. Campeã na temporada 2003/04, ela tem a seu favor a experiência de quatro finais em oito participações no torneio, mas luta contra um retrospecto desfavorável contra seu adversário direto nesta quarta.
Dona da melhor campanha na fase classificatória, a Cimed chega ao jogo como favorita por somar sete vitórias consecutivas sobre a Unisul. Para completar, a última derrota do grupo comandado pelo técnico Renan Dal Zotto no Capoeirão em Superliga foi há mais de um ano: perdeu para a On Line em 4 de março.
Nas quartas-de-final, a Unisul despachou o Santander/Banespa por 3 a 1, após uma campanha marcada por muitas mudanças. A equipe perdeu o ponteiro Dentinho, que foi jogar no exterior, e o levantador Rodriguinho, que se transferiu para a Ulbra.
“Em compensação, chegaram o ponteiro Dirceu, o levantador Leandro e o oposto Jacke”, ressalta Thiago, lembrando que o grupo passou a sonhar com mais do que esperava no início da competição. “No começo, nosso objetivo era ficar entre os quatro primeiros colocados. Agora, a meta passou a ser outra: chegar à final”, garante.
Segundo mais eficiente na posição no torneio, Thiago vai confrontar um ex-companheiro de seleções na briga pela vaga. O meio-de-rede Eder é uma das armas da Cimed para seguir na competição. A dupla de jogadores gaúchos já atuou junta nas conquistas do título mundial infanto-juvenil e no vice-campeonato juvenil pelo Brasil.
Eder está na equipe desde 2005 e esteve presente em todas as últimas vitórias contra a Unisul. Apesar de valorizar o histórico favorável, ele sabe que não estará aí a principal diferença. “O ponto positivo do retrospecto é que a Cimed sabe o que deve fazer para chegar à vitória. Ao mesmo tempo, a Unisul conhece bem nossa equipe. O mais importante nos playoffs é colocar o coração nas mãos”.
As semifinais serão definidas em melhor-de-cinco jogos. A outra semi também começa nesta quarta-feira com a Ulbra/UPTIME recebendo o Telemig Celular/Minas, às 19h, em Canoas (RS).