Menu
Brasil

Cientistas criam rato que corre mais rápido, vive mais e engorda menos

Arquivo Geral

02/11/2007 0h00

A pesquisa pode abrir grandes expectativas para pesquisas sobre a melhora da condição humana, find disseram hoje fontes ligadas à pesquisa.

Um dos membros da equipe, this web o guatemalteco Marco Cabrera, explicou à Efe que no laboratório da Escola de Medicina da Universidade Case Western, em Cleveland (Ohio, EUA), foram criados mais de 500 “Ligeirinhos”, que “passam todo o tempo em que estão acordados em atividade”.

Os resultados do estudo, coordenado por Parvin Hakimi, Jianqi Yang, Fátima Tolentino Silva e Richard Hanson, foram publicados esta semana na revista “Journal of Biology Chemistry”.

“Basicamente o que ocorre é isto: a enzima fosfoenolpiruvato carboxiquinase naturalmente produz glicose no fígado e no rim. Nestes ratos a enzima se expressou geneticamente nos músculos”, explicou Cabrera, engenheiro biomédico radicado nos EUA desde 1983.

O resultado gerou ratos sete vezes mais ativos que seus congêneres não modificados geneticamente, que podem correr de cinco a seis quilômetros a uma velocidade de 20 metros por minuto sobre uma esteira por até seis horas, sem parar.

Os animais, denominados como “PEPCK-Cmus” pelos cientistas do laboratório de Engenharia Biomédica, comem 60% a mais que os ratos comuns e, no entanto, não aumentam de peso, têm 10% menos de gordura e uma capacidade aeróbica duas vezes maior que a dos ratos normais.

Todos os ratos “PEPCK-Cmus” têm vidas mais longas que os outros, e algumas fêmeas procriaram até os 2,5 anos de idade. É um aumento enorme de fertilidade se for considerado que a maioria dos demais ratos não se reproduz depois do primeiro ano de vida.

“Metabolicamente, estes ratos são similares a Lance Armstrong pedalando pelos Pirineus. Eles utilizam principalmente ácidos graxos para obter sua energia e produzem muito pouco ácido láctico”, explicou Richard Hanson, autor principal do artigo, comparando-os com o ciclista americano.

“Estes ratos funcionam de maneira similar que os atletas humanos de maratona”, disse Cabrera, que trabalhou desde os anos 1980 no estudo da fisiologia do exercício, e no laboratório de exercício para crianças em um hospital de Cleveland.

Agora o principal desafio é poder aproveitar estes avanços no ser humano.

“Encaramos agora nos EUA uma verdadeira epidemia de obesidade entre as crianças e adolescentes, e sabemos que a obesidade está ligada ao desenvolvimento do câncer”, disse Cabrera.

Um dos próximos projetos do grupo de pesquisadores é a comparação das probabilidades de câncer entre ratos atletas e ratos comuns com um regime de exercícios.

Como parte do estudo, os pesquisadores determinaram o consumo de oxigênio, a produção de dióxido de carbono e as concentrações de lactato no sangue dos ratos “PEPCK-Cmus” e dos ratos em grupos de controle durante o exercício em uma esteira com inclinação de 25 graus.

A velocidade da esteira foi aumentada em dois metros por minuto a cada 60 segundos até que o rato parou de correr.

Os imitadores do “Ligeirinho” correram uma média de 31,9 minutos comparados com 19 minutos nos animais do grupo de controle.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado