Menu
Brasil

Anvisa aprova uso emergencial do molnupiravir para Covid-19

O medicamento é indicado para o tratamento da Covid-19 em adultos que?não requerem oxigênio suplementar

Redação Jornal de Brasília

04/05/2022 17h27

Foto: Divulgação

O uso emergencial do medicamento Molnupiravir foi aprovado nestas quarta-feira (4) pela Diretoria Colegiada da Anvisa. A medicação é da empresa Merck Sharp & Dohme (MSD) e será utilizada para tratamento da Covid-19.

O pedido foi avaliado pelos diretores durante a 7ª Reunião Extraordinária Pública.

O molnupiravir é um medicamento antiviral de uso oral que, nos ensaios clínicos, mostrou efeitos benéficos a pacientes adultos leves e moderados. Além disso, mostrou capacidade de reduzir casos de hospitalização e mortes.

Será aplicado de forma domiciliar e funcionará como redutor de chances do vírus Sars-CoV-2 se multiplicar e reproduzir no corpo.

O medicamento já foi aprovado nos Estados Unidos (FDA), na Europa (EMA), no Japão, no Reino Unido, na Austrália e também pela Organização Mundial da Saúde, a OMS, e está em uso em 17 países.

Indicação

O medicamento é indicado para o tratamento da Covid-19 em adultos que?não requerem oxigênio suplementar e que apresentam risco aumentado?de progressão da doença.

Restrições

A venda será sob prescrição médica e não é recomendado durante a gravidez, a amamentação e em mulheres que podem engravidar e que não estão usando contraceptivos eficazes.

A restrição se dá por dados, apontados nos estudos em laboratórios, que mostram os riscos de altas doses afetarem o crescimento e o desenvolvimento do feto.

Contraindicações

O medicamento é contraindicado nos seguintes casos:

– Para uso em pacientes com menos de 18 anos de idade.

– Para uso em mulheres grávidas.

– Para início do tratamento em pacientes que necessitam de hospitalização devido à Covid-19, uma vez que seus benefícios não foram observados em indivíduos quando o tratamento é iniciado após a hospitalização.

– Para uso por mais de cinco dias consecutivos.

– Para profilaxia pré-exposição ou pós-exposição para prevenção de Covid-19.

Tempo de uso

Deve ser utilizado durante os cinco primeiros dias após o aparecimento dos sintomas. E, deve ser limitado a cinco dias consecutivos.

Dosagem

A dosagem em pacientes adultos é de 800 mg (quatro cápsulas de 200 mg) por via oral, a cada 12 horas, e por cinco dias, com ou sem alimentos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado