Menu
Brasil

Amapá terá centro de referência para tratamento de doenças tropicais

Arquivo Geral

08/07/2016 14h54

Divulgação/Ediane Borges

O estado do Amapá conseguiu obter recursos necessários para a construção do Centro de Referência de Doenças Tropicais (CRDT), obra que fazia parte do planejamento estratégico para a saúde do estado, prioridade para o governador Waldez Góes. A garantia foi dada pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, aos secretários de Saúde, Renilda Costa, e da Representação do Estado em Brasília, Wander Azevedo, e ao deputado federal Vinícius Gurgel (PR-AP).

“A conversa com o ministro foi muito boa, tendo em vista que conseguimos recursos que estão na Caixa, para mudança de objeto, com o fim de termos no nosso CRDT, com prédio próprio”, destacou Renilda Costa. O deputado federal Vinícius Gurgel também celebrou a conquista. “O ministro autorizou a reprogramação dos recursos para construção do Hospital da Zona Norte, ao lado da Maternidade Zona Norte, para que seja transformado em nosso CRDT, que está precário, no prédio da Previ. Então lá, ao lado da maternidade, será construído o grande Centro de Referência de Doenças Tropicais”, acrescentou.

Para o secretário Wander Azevedo, um dos articuladores da reunião, o encontro trouxe outras conquistas para o estado, como o parcelamento em 12 vezes de um sequestro judicial que houve em uma das contas da Secretaria de Saúde, tendo em vista a dificuldade que o Amapá teria para o pagamento em curto prazo.

Este alívio, segundo a secretária Renilda Costa, também auxiliará outras ações na saúde do estado. “Ainda tratamos de vários convênios que precisam ser regularizados sem que isso cause impacto financeiro no estado. Saímos daqui confiantes que o estado, com certeza, vai ser contemplado com ações junto ao ministério, tanto na captação de recursos quanto na regularização de convênios com recursos já garantidos”, afirmou a secretária.

Já a revisão da Média e Alta Complexidade (MAC), ocorrerá após as eleições, como destacou o deputado federal Vinícius Gurgel. “Essa revisão poderá trazer recursos suficientes para atender com mais dignidade a população, com UTIs e tudo que envolve a média e alta complexidade”, afirmou o parlamentar.

Com recursos limitados e sustentando o atendimento de MACs pela rede pública, como lembra a secretária, já que a rede privada ainda tem muito a crescer no que se refere a UTIs, nefrologia e outros procedimentos, o aceno do ministro foi encarado como positivo.

“Recebemos um valor que é muito aquém do que o estado do Amapá necessita”, disse ela, lembrando que o ministro Ricardo Barros se comprometeu também a unificar também as emendas de 2014 e 2015, que envolvem a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), para que sejam liberadas assim que possível, pois antes do período eleitoral as emendas estão suspensas.

Na avaliação do secretário Wander Azevedo, o trabalho constante e integrado da bancada do Amapá no Congresso e da Secretaria Extraordinária do Governo do Estado em Brasília tem proporcionado a liberação de mais verbas e a renegociação de pendências para o estado.

“O momento é de asfaltar os caminhos para que o governador Waldez Góes possa dar andamento ao seu trabalho de reorganização da máquina pública e seja possível realizar as obras e os programas de saúde que o estado tanto precisa”, concluiu.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado