Menu
Brasil

A importância do feriado para os cristãos católicos brasileiro

No domingo a Catedral vai celebrar três missas ao longo do dia, uma às 8h, outra às 15h celebrada por Dom Paulo César, e mais uma às 18h

Redação Jornal de Brasília

28/03/2024 20h21

Pixabay

Para quem celebra os ritos religiosos da Semana Santa, a programação do feriado já começou. Para esta sexta-feira (29), além da famosa Via Sacra do Morro da Capelinha, os fiéis têm várias opções para vivenciar a Sexta da Paixão. Uma delas é a Celebração da Paixão do Senhor e Via Sacra às 15h, na Catedral de Brasília.

Já no Sábado de Aleluia, a Catedral vai realizar junto a população, a Vigília Pascal presidida pelo cardeal Dom Paulo César. No domingo de Páscoa, a Catedral vai celebrar três missas ao longo do dia, uma às 8h, outra às 15h celebrada por Dom Paulo César, e mais uma às 18h.

Segundo o padre Agenor Vieira de Brito, pároco da Catedral, este é um feriado muito importante para os cristãos e católicos. “Nós temos o privilégio no Brasil de termos um feriado nacional para nos voltarmos ao mistério da nossa fé. Uma vez que o Brasil foi abençoado debaixo de uma cruz, lá no Monte Pascoal, na Bahia, em Porto Seguro”, comenta. Neste lugar, foi celebrada a primeira missa debaixo da cruz e batizaram aquela terra de Santa Cruz, como conta o pároco. “Depois, nós aqui em Brasília, no dia 31 de maio de 1957 ou 1958, na Praça do Cruzeiro, celebramos a primeira missa também à sombra da desta cruz que está agora na catedral”.

Ele lembra que esse é um feriado nacional na constituição brasileira, mas que na Itália, por exemplo, onde está o Vaticano, a data não é tratada como feriado. “E somos chamados agora espiritualmente, como cristãos católicos, a escutar os textos sagrados na sexta-feira da paixão, na chamada liturgia da paixão do Senhor, sempre às 15 horas nas igrejas espalhadas pelo mundo todo, a escutar os textos que falam da paixão de Jesus Cristo e a própria narrativa da crucifixão de Jesus”.

A Igreja Católica organiza a Semana Santa com o chamado Tríduo Pascal, que começa na quinta-feira à tarde ou à noite, o primeiro dia do tríduo. Como descreve o padre Agenor, é quando acontece a missa do lava-pés, onde acontece a última ceia. Já na sexta-feira da paixão, é dia em que muitos fiéis fazem jejum de carne, um dia de oração, e também participam dos atos litúrgicos. “Onde é narrada toda a trajetória de Jesus Cristo, e na maioria das igrejas acontece a encenação”.

Depois vem o sábado de aleluia, em que Jesus passa no sepulcro. “E o terceiro dia é o domingo da ressurreição, onde o âmago da celebração do tríduo pascal é a vigília pascal à noite”. Em síntese, o padre explica que a Semana Santa começa no domingo de Ramos, mas o coração desta celebração, é o chamado Tríduo Pascal, que se inicia na quinta com o lava-pés, a sexta da paixão do senhor, e no sábado e domingo com a celebração da vigília Pascal. Para esses próximos dias do feriado, são esperados na catedral, por volta de 500 a 800 fiéis por celebração.

Além das programações realizadas nas paróquias do DF e entorno, quem quiser ir até o Morro da Capelinha, para presenciar a Via Sacra mais famosa do Brasil, o evento começa às 14h30. É esperada a presença de mais de 100 mil pessoas para assistir a encenação. O investimento desse evento cultural tradicional de Planaltina, foi de R$ 1,6 milhão do GDF.

Para a melhor fluidez do trânsito e segurança dos fiéis, os órgãos de trânsito do DF farão algumas intervenções. Nesta sexta-feira, a partir das 6h o local já estará sinalizado. A DF-230, principal via de acesso ao Morro, vai ter sentido único a partir das 12h, no trecho entre a DF-128 seguindo pela DF-230 até a DF-130. Depois das 21h, ao acabar a encenação, a rodovia terá sentido único do Morro da Capelinha até a DF-130 e duplo sentido na DF-128/BR-020.

Segurança e organização no feriado

Nesta sexta-feira (29), a Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF), vai funcionar das 7h às 19h. No sábado (30), o Metrô funcionará normalmente, das 5h30 às 23h30, e no domingo (31), das 7h às 19h. Todas as estações estarão abertas para embarque e desembarque, todos os dias do feriado.

A Polícia Militar do Distrito Federal está com um esquema especial nos locais de realização de eventos, como no Morro da Capelinha. Através do número 190, a corporação pode ser acionada a qualquer momento.

O reforço na segurança também está sendo feito pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), que está a postos para atender a população 24 horas por dia, todos os dias, inclusive durante o feriado da Semana Santa. Todas as 31 delegacias circunscricionais do DF operam em regime de plantão ininterrupto de 24 horas nestes dias de feriado. As Delegacias de Atendimento à Mulher (DEAM I e II) e Delegacias da Criança e do Adolescente (DCA I e II) também vão funcionar 24 horas,com suporte contínuo para questões específicas de gênero e proteção à criança e ao adolescente.

As unidades que atuarão como Centrais de Flagrante durante o feriado são: 1ª DP, 5ª DP, 6ª DP, 12ª DP, 13ª DP, 15ª DP, 16ª DP, 18ª DP, 20ª DP, 21ª DP, 24ª DP, 26ª DP, 27ª DP, 30ª DP e 33ª DP. As emergências podem ser solicitadas no feriado, pelo número de telefone 193.

A Defesa Civil do DF também integra nas ações de segurança pública no feriado prolongado, e reforça que os números para atendimento são 193 ou 199.

Durante o feriado, a atividade de fiscalização da Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) atuará normalmente.

Segundo a Secretaria de Saúde (SES-DF), o serviço oferecido à população será alterado.O Samu vai ter atendimento 24 horas pelo telefone 192. As emergências dos hospitais regionais, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e a Casa de Parto de São Sebastião estão atendendo de forma ininterrupta, em plantão 24h.

O atendimento às pessoas com sintomas do vírus Aedes Aegypti poderão contar com sete UBSs para atendimento e nove tendas. Na sexta-feira (29) e no domingo (31), também serão realizados os atendimentos nas nove tendas. Informações completas com horários e endereços estão disponíveis no site da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

Segundo a pasta, na segunda-feira (1º), a rede de 176 UBSs volta a funcionar normalmente, a partir das 7h, em todo o Distrito Federal.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado