Menu
Brasil

3,3 milhões de trabalhadores podem sacar o FGTS a partir desta quarta-feira (15)

É possível consultar quem tem direito ao saque – e valores – pelo site da Caixa, aplicativo do FGTS e nas agências da Caixa Econômica Federal

Camila Bairros

15/06/2022 7h33

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

A partir desta quarta-feira (15), o último grupo a ter os valores pagos do FGTS já pode receber o dinheiro. Os trabalhadores nascidos em dezembro poderão realizar o saque extraordinário no valor de até R$ 1 mil do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Segundo o calendário, cerca de 3,3 milhões de trabalhadores terão o dinheiro liberado nesta etapa e, pelas estimativas da Caixa Econômica Federal, serão R$ 2,3 bilhões disponibilizados pelo governo federal.

É possível consultar quem tem direito ao saque – e valores – pelo site da Caixa, aplicativo do FGTS e nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF). A retirada do dinheiro estará disponível até o dia 15 de dezembro.

Pelo site do FGTS é possível saber se o trabalhador tem direito ao saque extraordinário e consultar a data de crédito na Conta Poupança Social Digital. Já pelo aplicativo do FGTS e nas agências físicas da Caixa é possível consultar o valor a ser creditado; a data de crédito na Conta Poupança Social Digital; informar que não quer receber o crédito do valor; solicitar o retorno do valor creditado para a conta FGTS e alterar o cadastro para criação de Conta Poupança Social Digital.

Não é necessário ter a conta ativa para sacar o dinheiro do FGTS, mas não estarão disponíveis para saque os valores que estiverem bloqueados na conta, como garantia de operações de crédito de antecipação do saque-aniversário, por exemplo.

Se o beneficiário não tiver uma conta no Caixa Tem, a Caixa Econômica Federal abre uma conta em nome do trabalhador automaticamente. Não é necessário solicitar o saque, o dinheiro vai ser disponibilizado automaticamente. Além disso, todo o provcesso pode ser feito de forma online, basta acessar o aplicativo do FGTS e inserir os dados pedidos.

Após o crédito dos valores na conta poupança social digital, já será possível pagar boletos e contas ou utilizar o cartão de débito virtual e QR code para fazer compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos, por meio do aplicativo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado