Menu
Na Hora H!

Vizinho salva bebê após mãe pedir ajuda por filha ter se engasgado

Após a ajuda, que foi registrada por câmeras de segurança da rua, a menina ficou bem

Redação Jornal de Brasília

24/01/2023 6h49

Foto: Arquivo pessoal/Jhennyfer Rodrigues e José Luiz Lino

Um vizinho salvou um bebê de 2 meses que havia engasgado, nesta segunda-feira (23), em Goiânia. O eletricista aposentado José Luiz Lino, de 57 anos, contou que, sua vizinha, Jhennyfer Rodrigues, de 24 anos, chegou em sua casa desesperada, pedindo ajuda e contando que a pequena Maria Celília não conseguia respirar. Após a ajuda, que foi registrada por câmeras de segurança da rua, a menina ficou bem.

“Eu saí lá fora e não pensei duas vezes. Virei o bebê, apertei de leve o abdomen e o tórax, saiu o líquido pela boca e o nariz e o bebê voltou a respirar”, descreveu Luiz.

A mãe da menina explicou que havia amamentado a filha, que ela havia dormido e, depois de uma hora, acordou e tomou banho.

Nesse momento, a menina gorfou e começou a ficar sem ar e sem forças. Jhennyfer explicou que tentou fazer uma manobra de primeiros socorros três vezes, mas que não teve sucesso e decidiu pedir ajuda ao vizinho.

“Ela não chorava, não fazia vômito, então eu dei três tapinhas nas costas dela, apertei o peitinho dela, mas não adiantou. Ela começou a ficar mole, vermelha e não teve reação”, descreveu a mãe.


O momento, segundo Jhennyfer, foi desesperador. No entanto, ela explica que após a ajuda de seu vizinho, a menina voltou a respirar e já está bem, mesmo que tenha se assustado.

“Ela está super bem, riu, mas na hora ela ficou bem assustada. Depois [da ajuda do vizinho] ela vomitou bastante, tirou tudo o que tinha lá”, detalhou Jhyennyfer.


Luiz, que é eletricista aposentado, contou que, quando trabalhava, fez diversos cursos de primeiros socorros. Segundo ele, foi nesses cursos que ele aprendeu a manobra. No entanto, ele acrescentou que nunca havia utilizado a técnica em uma pessoa, apenas em “bonecos”. Apesar do risco, José não escondeu a felicidade de ter conseguido ajudar a menina.

“Na hora eu assumi uma responsabilidade tremenda. Fiquei desesperado para tentar ajudar”, disse.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado