Menu
Na Hora H!

Revólver que Van Gogh teria usado em suicídio é leiloado

A arma, conhecida como a “mais famosa da história da arte”, é de calibre 7 mm e estava avaliada entre 40 mil e 60 mil euros

Aline Rocha

19/06/2019 16h25

Foto: Reuters

O revólver com o qual o pintor holandês Vincent van Gogh teria se suicidado em 1890 foi comprado por 162,5 mil euros (cerca de R$ 703 mil) em um leilão realizado nesta quarta-feira (19), na França.

A arma, conhecida como a “mais famosa da história da arte”, é de calibre 7 mm e estava avaliada entre 40 mil e 60 mil euros. O leilão foi feito pela casa AuctionArt-Rémy Le Fur, no Hotel Drouot, em Paris. A identidade do comprador não foi revelada.

Van Gogh teria atirado no próprio peito aos 37 anos de idade e morrido dois dias depois, no norte de Paris, de acordo com estudiosos da arte e historiadores.

Em 27 de julho de 1890, o pintor teria caminhado até um campo em Auvers-sur-Oise e atirado no peito. Ferido, acredita-se que o revólver caiu de sua mão, e Van Gogh voltou para a pensão onde estava hospedado, vindo a falecer dois dias depois. O revólver leiloado, cuja autenticidade nunca foi comprovada, foi descoberto em 1965 por um agricultor nesse mesmo campo.

 

ANSA

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado