Menu
Na Hora H!

Raro fenômeno luminoso conhecido como sprites vermelhos é capturado no RS

O fotógrafo descreveu a captura como “um feito inédito” devido à dificuldade de registrar tais eventos no Rio Grande do Sul

Redação Jornal de Brasília

28/06/2023 11h01

Foto: Reprodução de vídeo/Gabriel Zaparolli

Na madrugada desta terça-feira (27), um fenômeno luminoso raro e desafiador, conhecido como sprites vermelhos, foi registrado sobre o mar na cidade de Torres, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

O responsável pelas impressionantes imagens é Gabriel Zaparolli, fotógrafo e caçador de tempestades, que relatou que os sprites vermelhos foram desencadeados por uma tempestade em alto mar, a cerca de 400 km da costa. Essa condição específica permitiu que ele capturasse essas imagens únicas.

Zaparolli, natural de Torres, tem se dedicado à caça de tempestades nos últimos 9 anos e sempre buscou registrar fenômenos luminosos transitórios desde a adolescência. No entanto, ele nunca havia obtido um registro de tanta qualidade como o desta terça-feira.

Ele explicou que os sprites vermelhos ocorrem em circunstâncias muito específicas, relacionadas diretamente a tempestades intensas. Além disso, é necessário estar a uma distância entre 200 e 700 km do fenômeno, com um céu sem nuvens que possam obstruir a visualização a partir do ponto de observação.

De acordo com o Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), os sprites vermelhos são eventos luminosos transitórios de origem elétrica que ocorrem acima das nuvens de tempestade. Eles são gerados por intensas descargas elétricas que partem dos topos das nuvens e se estendem até o limite superior da mesosfera, a cerca de 95 km de altitude. Esses fenômenos ainda são pouco compreendidos e sua captura é considerada um grande feito na área da fotografia e estudo das tempestades.

As imagens capturadas por Zaparolli fornecem um valioso registro desse raro espetáculo luminoso e contribuem para o avanço do conhecimento científico sobre os sprites vermelhos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado