Menu
Na Hora H!

Prefeitura retira 10 caminhões de lixo de dentro de casa de acumuladora

A dona da casa, de 72 anos, sofre de Síndrome de Diógenes, justificativa que a levou a acumular lixo em casa por aproximadamente 10 anos

Redação Jornal de Brasília

12/12/2019 14h52

Foto: Arquivo Pessoal

Durante uma operação de limpeza que durou dois dias, lixo, materiais recicláveis, restos de comida, roupas velhas e móveis quebrados foram retirados da casa de uma idosa. Esses materiais encheram caçambas de 10 caminhões em Ribeirão Preto (SP). 

Segundo Kelly Cristina da Silva, coordenadora do Comitê de Atenção às Pessoas em Situação de Acumulação, a senhora sofre de Síndrome de Diógenes, justificativa que a levou a acumular lixo em casa por 10 anos. As secretarias de Saúde e Assistência Social já a atendiam. 

“A casa já havia sido limpa, mas ela teve uma recaída. As equipes de combate à dengue passam com frequência e disseram que a gente precisava agir. Agora, a gente mudou a metodologia, não vai só limpar, mas dar condições de ela se sentir bem na casa”, explicou Kelly ao G1.

No imóvel mora a mulher, de 72 anos, e o filho adotivo, de 22. Ele disse ter tentado ajudar a mãe, mas desistiu. Durante a limpeza, que teve fim nessa quarta-feira (10), foram encontrados aproximadamente 20 ratos e cinco escorpiões. 

“Ela não tem noção de higiene, não tem noção de limpeza. Ela pega coisas do chão em meio ao barro e come. Ela não toma banho”, disse Kelly. “Muita barata, muito rato. A pia dela estava cheia de cocô de rato, o fogão. É Deus que cuida, só Deus mesmo”, completou.

Ela disse, também, que tudo o que estava na casa foi descartado, incluindo objetos pessoais dos dois moradores.  A partir de agora, o imóvel será mobiliado por meio de doações e equipes da Prefeitura vão cimentar o quintal e pintar as paredes.

”A gente vai trazer umas amigas para tomar café, incentivá-la a deixar tudo arrumado e a Assistência Social vai continuar acompanhando, inclusive com a equipe da Saúde Mental, porque ela mesma tem consciência de que precisa tratar, mas precisa de ajuda”, concluiu Kelly.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado