Menu
Na Hora H!

Pesquisadores descobrem pássaro metade macho, metade fêmea

Entre 800 mil pássaros pesquisados, esse foi o quinto a apresentar a condição rara

Redação Jornal de Brasília

26/10/2020 11h51

Pesquisadores dos Estados Unidos encontraram um pássaro metade macho, metade fêmea. O fenômeno foi registrado na reserva natural Podermill, no Carnegie Museum of Natural History, em Pittsburgh, Pensilvânia.

De acordo com informações da CNN, entre 800 mil pássaros pesquisados, esse foi o quinto a apresentar a condição rara. Faz 15 anos desde que os pesquisadores se depararam com o fenômeno pela última vez.

“Todos aqui, toda a equipe, estão muito animados. Tinha o interesse científico, claro. Mas também a felicidade de ver algo que é tão raro”, disse Annie Lindsay, gerente do programa de pássaros da reserva natural, à CNN.

O pássaro é um grosbeak-de-peito-rosa apresentou a variação denética conhecida como ginandromorfismo. Geralmente, os machos da espécie têm asas rosas, enquanto as fêmeas têm coloração amarelada. Este, por sua vez, tem uma asa de cada cor.

Annie Lindsay ainda explicou que, provavelmente, o animal não tem qualquer tipo de vantagem pela variação genética. “Definitivamente vai impactar na habilidade de encontrar um par. Não sabemos se o lado de fêmea tem um ovário funcional. Se tiver, e estiver apto a atrair um par macho, ele poderia reproduzir”, afirma.

Os pesquisadores estimam que o pássaro tenha mais de um ano, o que indica que a condição genética rara não impossibilitou que ele atingisse a vida adulta.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado