Menu
Na Hora H!

Pedra encontrada dentro de baleia pode valer R$ 2,6 milhões

Além de raro, o produto, que é produzido no sistema gastrointestinal das baleias cachalotes, é usado na indústria de perfumes

Camila Bairros

06/07/2023 14h00

Foto: Reprodução

No final de maio, uma baleia cachalote apareceu morta na praia de nogales, na ilha de Las Palmas, na Espanha. Então, quando a equipe de veterinários forenses chegou no local para fazer a necrópsia, descobriram uma pedra de cerca de 9 quilos de âmbar-gris, um material super raro.

E é raro porque é produzido no sistema gastrointestinal das baleias cachalotes, que não podem ser caçadas devido ao risco de extinção. O material é usado na indústria de perfumes, e pode custar até 500 mil euros, cerca de R$ 2,6 milhões.

O âmbar-gris é uma cera que a cachalote produz para envolver materiais resistentes no processo digestivo. Como elas comem muita lula, animal que tem um bico formado de quitina, a cera ajuda a evitar ferimentos.

A baleia encontrada morta era um macho com 13 metros e cerca de 15 toneladas. De acordo com os veterinários, ela deveria ser mais pesada deste tamanho, por isso abriram seu sistema digestivo para investigar a possível causa.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado