Menu
Na Hora H!

Nobel de medicina desmente fake news de que coronavírus surgiu em laboratório

No texto de repúdio, Honjo diz que está “profundamente triste” por ver que seu nome e o nome da universidade estão sendo usados para espalhar desinformação

Redação Jornal de Brasília

29/04/2020 12h03

A Universidade de Kyoto, onde o nobel de medicina Tasuku Honjo atua, publicou, no dia 27 de abril, uma declaração em que ele rechaça completamente os boatos. A falsa declaração explicava que o coronavírus havia sido criado em laboratório. Além disso, afirmava que a informação teria sido confirmada por Honjo.

O professor e vice-diretor-geral do Instituto de Estudos Avançados venceu o Prêmio Nobel de Medicina em 2018. No texto de repúdio publicado no facebook da intituição onde ele  trabalha, Honjo diz que está “profundamente triste” por ver que seu nome e o nome da universidade estão sendo usados para espalhar desinformação e falsas acusações.

“Neste ponto, quando todas as nossas energias são necessárias para tratar os doentes, prevenir a disseminação da tristeza e planejar um novo começo, a transmissão de alegações infundadas sobre as origens da doença é uma distração perigosa”, afirma Honjo.

As informações falsas foram amplamente compartilhadas em inglês e português. Elas vão contra os estudos publicados pela comunidade científica e se baseiam na ideia de que o coronavírus é uma arma biológica fabricada pela China.

As alegações atribuídas a Honjo já tinham sido desmentidas por outras agências de checagem, como o site indiano NewsMeter, o português Observador e o americano Snopes. Um aluno de Honjo chamado Alok Kumar enviou ao NewsMeter uma nota em nome do professor refutando a história. 

“Isso é fake news. Todas as informações escritas aqui estão erradas. Ele nunca disse nada parecido com isso. Por favor, parem de compartilhar mentiras”, pediu o rapaz.

O nobel de medicina dá aulas na Universidade de Kyoto desde 1984. Ele e o americano James P. Allison ganharam o Nobel em 2018, após ambos descobrirem a terapia de checagem imunológica. O novo método faz com que as células do sistema imunológico voltem a combater os tumores.

https://www.facebook.com/Kyoto.Univ.E/photos/a.1161516053911046/3147131678682797/?type=3

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado