Menu
Na Hora H!

Moradores encontram ninho gigante de vespas em casa abandonada

O ninho chega a pesar 15 kg e foi retirado do local sem nenhum dano, apesar do aspecto frágil

Redação Jornal de Brasília

27/02/2020 7h53

Moradores do interior de São Paulo foram surpreendidos por um ninho gigante de vespas enquanto limpavam uma residência abandonada. De acordo com o jornalista Ivan Edson, de 60 anos, o achado chamou a atenção dos moradores, que se uniram para retirar a estrutura do local.

Ivan explicou ao portal G1 que o ninho foi encontrado no último fim de semana, quando moradores limpavam uma casa em uma área rural de Itaóca-SP. O ninho estava do lado de fora da residência, grudado na parede e sem nenhum inseto dentro. 

Segundo o jornalista, a estrutura tem aproximadamente dois metros de largura e 90 centímetro de altura. O ninho chega a pesar 15 kg e foi retirado do local sem nenhum dano, apesar do aspecto frágil. Ao carregar a estrutura até o carro, Ivan relata que ela parecia feita de papelão.

Foto: Arquivo Pessoal

De acordo com Ivan, a equipe que trabalhava no local se assustou com o tamanho da estrutura e chamou o jornalista. Ele então levou o ninho para sua casa com o propósito de transformar o objeto em uma peça para o futuro museu de Itaóca.

Foto: Arquivo Pessoal

Alerta

Alguns profissionais alertam que é preciso ter cuidado ao encontrar ninhos de vespas e não atirar objetos ou substâncias como combustível ou inseticidas contra eles. As Vespas são agressivas e sua picada provoca dor intensa além da possibilidade de envenenamento. 

De acordo com Vidal Haddad Junior, especialista em toxinologia, a estrutura sugere que pode ter sido construído por vespas-do-papel, as quais fazem seus ninhos mastigando e regurgitando papel. 

Ele aponta que ninhos grandes são incomuns e acontecem, principalmente, em áreas com pouca presença humana. 

Segundo o especialista, pessoas com alergia e animais domésticos devem manter distância dos ninhos. A retirada da estrutura deve ser sempre feita por especialistas.  

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado